Mutirão Ecológico do Dia Mundial da Limpeza em Sorriso resulta na destinação correta de quase 8.000 itens

No último sábado, 16 de setembro, a cidade de Sorriso, localizada no coração do Mato Grosso, testemunhou uma mobilização notável em prol do meio ambiente durante o Mutirão Ecológico do Dia Mundial da Limpeza. Com o intuito de celebrar a conscientização global e a importância da preservação ambiental, 50 voluntários se uniram para limpar a Área Verde Central do município.

A ação alusiva ao Dia Mundial da Limpeza resultou na destinação correta de 7.874 itens, meticulosamente organizados em 55 sacos de lixo. Esses “microlixos”, muitas vezes negligenciados em limpezas cotidianas, podem ter consequências prejudiciais, como o entupimento de canais de drenagem pluvial.

Diogo Martins, coordenador do Eco Sorriso, enfatizou a importância de não descartar resíduos em locais inadequados e reforçou o clássico bordão: “Lugar de lixo é na lixeira”. Ele destacou que a grande reflexão trazida pelo Dia Mundial da Limpeza é que “não existe planeta B”. Além da limpeza, a ação também visa a conscientização sobre a necessidade de rever práticas de consumo e descarte.

Participaram do mutirão voluntários de diversas instituições, incluindo alunos do curso de Gestão Ambiental do IFMT, membros da Associação Estudantil de Sorriso (AES), da Faculdade Anhanguera, do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde e Saneamento e da Casa dos Conselhos.

Celso Marcon, coordenador da Casa dos Conselhos, ressaltou que a gestão de resíduos deve ser circular, incentivando o reaproveitamento em vez do descarte. Ele afirmou que Sorriso, conhecida mundialmente pela produção de grãos, também se preocupa com a preservação do meio ambiente, pois “não há como pensar o agro sem manter o meio ambiente saudável”.

A atividade foi realizada em parceria com o Instituto Lixo Zero e a organização Limpa Brasil, seguindo a tradição dos anos anteriores.

Sobre o Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta.

Sobre o Eco Sorriso

O Eco Sorriso é um programa desenvolvido pela Prefeitura de Sorriso desde 2019, que continua expandindo suas ações no município. O programa abrange coleta seletiva de resíduos recicláveis porta a porta em 49 bairros, pontos de coleta de óleo de cozinha usado em todas as escolas e Cemeis da rede municipal de ensino, educação ambiental e ecopontos para a entrega de recicláveis.

galeria de imagens

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital