“Não precisa de correria para emitir novo RG”, orienta coordenador do Ganha Tempo

Você precisa fazer a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)? Pois é. Agora, o antigo Registro Geral (RG) passa a contar com mais informações e é igual em todos os estados brasileiros. Mas você acredita que o prazo para você emitir o documento termina agora, em janeiro de 2024?

Calma lá: mesmo com a mudança do documento, a regra de validade do RG segue sendo de 10 anos a partir da emissão. Não precisa correria. Coordenador do Ganha Tempo Central, Cledson Assis, relata que muitas das pessoas que têm ido até o local relatam que “ouviram dizer” que o prazo para emitir o documento nas novas regras terminaria agora, neste mês.

A confusão, acredita ele, possa ter ocorrido por conta da divulgação, no fim do ano, do prazo final para que os estados se adequem à nova regra. Mato Grosso, desde março do ano passado, já emite a CIN no novo modelo, mas isso não é a realidade de todos os demais estados brasileiros. De fato, de acordo com o Decreto 11.797/2023, de 28 de novembro do ano passado, o Governo Federal determinava que todos os estados brasileiros estivessem com a nova CIN sendo emitida até o dia 11 de janeiro deste ano.

À época, somente 12 estados e o Distrito Federal estavam emitindo a nova CIN: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O coordenador do Ganha Tempo, portanto, reforça que as pessoas podem se manter tranquilas quanto ao prazo de validade e sobre a necessidade de emissão de um novo documento de identificação. “Mato Grosso já está utilizando o novo sistema desde o ano passado e a carteira de identidade segue valendo por 10 anos”, reitera.

Dúvidas? No Ganha Tempo central, o telefone é 3907 8013 e no Ganha Tempo Zona Leste, onde as novas CINs também estão sendo emitidas, o número é 3907 8050.

Veja também

Sorriso se prepara para sediar a 9ª Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras neste fim de semana

Valle Imóveis promove evento para esclarecer impactos da Reforma Tributária na locação de imóveis

Nova presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso apresenta metas para a gestão

Instituto Ângelo Demarco amplia serviços de estética com harmonização facial em Sorriso

Quadrilha que furtou mais de 17 toneladas de cobre tem investigação coordenada pela Delegacia de Sorriso

Mais de 150 ganhadores do Nota MT ainda não informaram dados bancários e podem perder o prêmio