“Não precisa de correria para emitir novo RG”, orienta coordenador do Ganha Tempo

Você precisa fazer a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)? Pois é. Agora, o antigo Registro Geral (RG) passa a contar com mais informações e é igual em todos os estados brasileiros. Mas você acredita que o prazo para você emitir o documento termina agora, em janeiro de 2024?

Calma lá: mesmo com a mudança do documento, a regra de validade do RG segue sendo de 10 anos a partir da emissão. Não precisa correria. Coordenador do Ganha Tempo Central, Cledson Assis, relata que muitas das pessoas que têm ido até o local relatam que “ouviram dizer” que o prazo para emitir o documento nas novas regras terminaria agora, neste mês.

A confusão, acredita ele, possa ter ocorrido por conta da divulgação, no fim do ano, do prazo final para que os estados se adequem à nova regra. Mato Grosso, desde março do ano passado, já emite a CIN no novo modelo, mas isso não é a realidade de todos os demais estados brasileiros. De fato, de acordo com o Decreto 11.797/2023, de 28 de novembro do ano passado, o Governo Federal determinava que todos os estados brasileiros estivessem com a nova CIN sendo emitida até o dia 11 de janeiro deste ano.

À época, somente 12 estados e o Distrito Federal estavam emitindo a nova CIN: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O coordenador do Ganha Tempo, portanto, reforça que as pessoas podem se manter tranquilas quanto ao prazo de validade e sobre a necessidade de emissão de um novo documento de identificação. “Mato Grosso já está utilizando o novo sistema desde o ano passado e a carteira de identidade segue valendo por 10 anos”, reitera.

Dúvidas? No Ganha Tempo central, o telefone é 3907 8013 e no Ganha Tempo Zona Leste, onde as novas CINs também estão sendo emitidas, o número é 3907 8050.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo