NIF vai intensificar fiscalização de ligações irregulares de esgoto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook

O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) deve iniciar em junho ações para identificar ligações clandestinas de esgoto em Sorriso com a utilização de testes de fumaça. A ação de fiscalização será promovida em parceria com a Águas de Sorriso, concessionária responsável pelo serviço de fornecimento de água e coleta de esgoto no Município.

Com o teste, é possível detectar se o esgoto está sendo destinado de maneira irregular nas redes de esgoto que ainda estão “secas”, ou seja, que ainda não foram interligadas pela concessionária ao sistema coletor de esgoto, ou se os dejetos estão sendo liberados na rede de drenagem pluvial.

O coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Reinaldo Nunes, lembra que destinar o esgoto irregularmente gera multa, cujo valor é de, no mínimo, R$ 5 mil. Denúncias podem ser feitas junto ao WhatsApp do NIF, o 99927 2611.

De acordo com Reinaldo, o teste consiste na utilização de um aparelho que solta fumaça na rede coletora que ainda está seca. A fumaça, que não tem cheiro e também não é tóxica, circula pela rede e, quando há ligações irregulares, ela acaba saindo por outros locais, como bocas de lobo, caixas de passagens, e até mesmo ralos das residências.

Atualmente, há rede de coleta de esgoto ativa somente nos bairros Mário Raiter; Bom Jesus; Centro; Benjamin Raiser; Jardim Alvorada; Topázio; Pinheiros III; Santa Maria; Brasil Norte e Masterville.  A rede foi instalada, mas está “seca”, ou seja, não pode de forma alguma ser utilizada nos seguintes bairros: Rota do Sol; Santa Clara; Eldorado; Juscelino Kubitschek I e II; Novo Horizonte I, II e III;  Morada do Bosque I e II; Porto Alegre; Jardim Amazônia; Portal Kaiabi; Jardim Tropical; Morada do Sol; Jardim Aurora; Bela Vista; Jardim Paraíso I e II; São José I e II; Jardim Carolina; Residencial Colinas; Flor do Cerrado; Ilhabela; Taiamã; Jardim Liberdade e Pinheiros II.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

cavalo ruas de sorriso

Sorriso: cavalo circula por ruas da cidade e chama a atenção da população

Fiscalização na Reserva Extrativista Guariba Roosevelt

Governo de MT não participa de operação em Reserva Roosevelt

anta-resgatada-pela-sema

Anta encontrada com corte na cabeça por faca recebe aplicação células-tronco em MT

thumb__1280_0_0_0_auto - 2022-05-17T151055.826

Coleta seletiva de resíduos será gradativamente ampliada a partir da próxima semana

thumb__1280_0_0_0_auto - 2022-05-17T145148.280

Equipe que coleta resíduos sólidos vai para o Setor 8 na próxima semana

thumb__1280_0_0_0_auto - 2022-05-16T170400.704

Dia de Campo irá apresentar a realidade de uma Horta Urbana