Nilton Mafra relembra os 20 anos do “Grito do Ipiranga” e diz que produtores vivem cenário semelhante

Ao relembrar os 20 anos do movimento “Grito do Ipiranga”, em entrevista concedida nesta terça-feira (21) ao programa A Voz do Povo, o produtor rural Nilton Mafra afirmou que os agricultores ainda enfrentam dificuldades semelhantes às que motivaram a histórica mobilização realizada na BR-163, no norte de Mato Grosso.

O produtor rural Nilton Mafra participou nesta terça-feira (21) do programa A Voz do Povo, onde recordou os 20 anos do movimento “Grito do Ipiranga”, mobilização histórica que marcou o agronegócio no norte de Mato Grosso. Durante a entrevista, ele afirmou que, duas décadas depois, muitos produtores ainda enfrentam dificuldades semelhantes às vividas na época dos protestos.

Segundo Mafra, o movimento surgiu em meio a uma forte crise econômica que ameaçava a permanência dos agricultores no campo. Na ocasião, produtores de cidades como Ipiranga do Norte, Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Santa Carmem e Feliz Natal se uniram e realizaram manifestações na BR-163 por cerca de 40 dias.

Ele relembrou que o preço pago pela soja era insuficiente para cobrir os custos de produção. “Vendíamos a saca por pouco mais de R$ 14, enquanto o custo ficava perto de R$ 25”, destacou. Para Mafra, atualmente o setor continua enfrentando desafios ligados à rentabilidade, endividamento e altos custos.

Durante a entrevista, o produtor ressaltou que a união dos agricultores foi essencial para fortalecer a luta por soluções. “A união sempre faz a força”, afirmou.

Mesmo sem resposta imediata durante os protestos, cerca de 90 dias após o encerramento das manifestações começaram a surgir propostas de renegociação de dívidas, o que permitiu a retomada das lavouras e a permanência de muitos produtores na atividade.

O “Grito do Ipiranga” permanece como símbolo da resistência e da organização dos agricultores mato-grossenses diante das adversidades econômicas e segue lembrado como um dos maiores movimentos do setor na região.

Veja a entrevista no vídeo.
Programa Estação Sicredi

Vídeo da notícia

Veja também

Agenda técnica fortalece a piscicultura mato-grossense e abre caminho para novas exportações

MT projeta recorde de produtividade do algodão por hectare, mas produção final deve ser menor devido à redução de área

Colheita do milho segunda safra ultrapassa 99% da área em Mato Grosso, aponta Imea

Fumaça de incêndio encobriu cidades do norte de Mato Grosso

Motociclista morre após carreta invadir pista na BR-163

Estabelecimento é notificado por forças de segurança e mais de 20 menores retirados do local