Nova delegada-geral da Polícia Civil promete ação contra facções criminosas em MT

Empossada como delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel prometeu encarar com seriedade o combate ao crime organizado no Estado. Maidel explicou que deve se reunir com as delegacias regionais do interior ainda nesta semana para alinhar o enfrentamento das facções criminosas.

“A questão do combate as organizações criminosas vai ser encarada muito seriamente pela Polícia Civil. Amanhã teremos nossa primeira reunião com todas as regionais do interior, justamente para começar a alinhar esse enfrentamento do crime organizado e das facções”.

Dados da Superintendência do Observatório da secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp) constataram que nos seis primeiros meses de 2021 foram registrados apenas seis homicídios na fronteira entre Mato Grosso e Cáceres (a 220 km de Cuiabá). Entre janeiro e junho de 2022 o número saltou para 26.

A delegada-geral também chamou atenção para o atendimento de casos de violência doméstica, área que atuou durante oito anos. Daniela pretende criar uma coordenadoria que funcione como “ponto focal” de atendimento.

“Trabalhei com violência doméstica por oito anos, é uma área muito sensível e que tenho carinho especial. Ideia é criar uma coordenadoria para que ela seja o ponto focal do atendimento. Preciso que uma vítima do interior tenha o mesmo atendimento que receberia no plantão daqui”.

A cerimônia contou com a presença do governador do Estado em exercício, Otaviano Pivetta e do secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel PM César Roveri.

A cerimônia também marcou a posse da nova diretoria da Polícia Civil para o biênio 2023-2024, composta Rodrigo Bastos da Silva (Delegado-Geral adjunto), Jesset Arilson Munhoz de Lima (Corregedoria-Geral), Fausto Freitas da Silva (Academia de Polícia); Mário Dermeval Aravechia de Resende (Diretor de Eecução Estratégica); Wagner Bassi Júnior (Diretor Metropolitano); Walfrido Franklim do Nascimento (Diretor do Interior); Vitor Hugo Bruzulato Teixeira (Diretor de Atividades Especiais), Juliano Silva de Carvalho (Diretor de Inteligência) e Ana Paula Faria de Campos (Chefe de Gabinete).

A nova delegada-geral foi nomeada pelo governador Mauro Mendes em ato publicado no Diário Oficial no dia 19 dezembro, sendo a primeira colocada na lista tríplice apresentada pelo Sindicato dos Delegados (Sindepo), após votação realizada no dia 7 de novembro, recebendo 204 dos 249 votos válidos.

Em seu discurso, Daniela fez agradecimentos a todos que têm contribuído para a evolução da Polícia Civil e, em especial, para as primeiras mulheres policiais, que nos anos 80 e 90 ultrapassaram a barreira do preconceito e se mantiveram na instituição.

“Tenho consciência que esse é um momento para ficar marcado na história da Polícia Civil, pela primeira vez uma mulher assume o comando da nossa instituição. A posse de um novo delegado-geral constitui sempre um momento de renovação, de esperança e expectativa”, disse.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal