Novas doses serão destinadas à vacinação de idosos entre 80 e 89 anos

O Governo de Mato Grosso recebeu, nesta quarta-feira (24.02), 21 mil doses da vacina AstraZeneca. O quantitativo foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e será destinado aos grupos da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, mais especificamente aos idosos com idade entre 80 e 89 anos.

Conforme o gerente do Programa Estadual de Imunização em Mato Grosso, Thiago Rondon, a orientação do Governo Federal é para que as novas doses também contemplem os trabalhadores da saúde que ainda não foram vacinados. 

O gestor informa que as unidades da nova remessa serão utilizadas como primeira aplicação. Para a vacina AstraZeneca, o prazo para a aplicação da segunda dose é de até 84 dias. 

“A vacina tem como objetivo a prevenção de uma doença agressiva, por isso é importante que as pessoas do grupo prioritário se vacinem, pois somente através da imunização que vamos conseguir diminuir as mortes e contaminação”, explicou o gerente.

Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Até o momento, o Estado de Mato Grosso recebeu 212.760 mil doses de vacina do Ministério da Saúde. O Estado é o segundo que mais aplicou doses de vacina contra a Covid-19 no Centro-Oeste do país. O Governo Federal deve enviar, ainda nesta semana, um nova remessa com 11 mil doses da vacina CoronaVac para Mato Grosso.

Segundo o Ministério da Saúde, desde o início da vacinação, em 19 de janeiro, um total de 110.662 doses foram aplicadas no estado.

Veja também

SES realiza quatro transplantes renais em dois dias em Cuiabá

Pacientes reclamam de demora e maus-tratos na UPA de Sorriso; direção atribui problemas a alta demanda

Outubro Rosa: Dr. Felipe De Bem destaca importância dos exames preventivos à saúde da mulher

Semsa reforça cuidados contra o Aedes aegypti com início da temporada de chuvas

Município dá início à Telemedicina especializada com consultas em Reumatologia

Atrasada, obra de revitalização do PSF do Bairro Industrial deve começar na próxima semana, diz secretário de Saúde