Novembro Azul aborda a importância do cuidado preventivo masculino

Um mês voltado à saúde do homem. E azul. Essa é a cor oficial de novembro, justamente para lembrar os homens que eles também precisam procurar os profissionais da saúde e cuidar um pouquinho de si. Pensando nisso, na última sexta-feira, o Município promoveu uma capacitação sobre o câncer de próstata com o oncologista Mário Bernardes. A formação integrou os enfermeiros da rede municipal de saúde responsáveis pelos Programas de Saúde da Família (PSF’s). A intenção, foi fornecer o máximo de informações tanto para a identificação quanto para o tratamento precoce do câncer de próstata.

Além disso, estão programadas capacitações em empresas para abordar a importância do tema ao público masculino. “O homem é mais reticente do que a mulher para procurar ajuda médica. Devido a isso, durante todo o ano buscamos salientar a importância de realizar consultas preventivas”, salienta o gestor da Secretaria de Saúde, Luís Fábio Marchioro.

Como exemplo, Marchioro cita as ações do “Parada Legal”, realizadas em agosto. Em que a equipe da Saúde, juntamente com alunos do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) ofertaram serviços de aferição de pressão arterial e exames de glicemia para caminhoneiros em um posto.

Também foram prestados esclarecimentos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e hepatites virais, orientações sobre postura, condicionamento físico e vacinação contra o vírus H1N1. Ainda para cuidar da saúde, os alunos da Universidade de Cuiabá (Unic – Sorriso) verificaram do Índice de Massa Corpórea (IMC), exame de glicose sanguínea e orientação nutricional.

“As ações e orientações estão disponíveis o ano inteiro. Mas no “Novembro Azul”, salientamos aos homens a importância de tirar um tempinho para eles, ir ao médico e realizar o cuidado preventivo. No Município, é só ir ao PSF para o encaminhamento tanto do exame de próstata quanto dos demais exames preventivos”, pontua o secretário.

Tipo mais comum entre os homens, o câncer de próstata, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

dengue larva

Sorriso: aumento no número de casos positivos de dengue preocupa setor de Saúde

instituto do cancer

Sorriso recebe unidade de pesquisa clínica e medicina de precisão do Instituto do Câncer Brasil – IC Brasil

asi20210531016

Taxa de pacientes internados com Covid em UTIs de MT e não completaram o esquema vacinal sobe de 91% para 97%

thumb__600_0_0_0_auto (2)

Sorriso: busca por vacinas faz com que Secretaria mantenha horário noturno por mais uma semana

GOVERNADOR MAURO MENDES

Em meio a aumento de casos de covid em MT, governo anuncia novas UTIs

thumb__600_0_0_0_auto - 2022-06-28T145649.143

Farmácias Cidadãs de Sorriso não receberam nenhum lote do medicamento que deve ser recolhido do mercado