Novembro Azul aborda a importância do cuidado preventivo masculino

Um mês voltado à saúde do homem. E azul. Essa é a cor oficial de novembro, justamente para lembrar os homens que eles também precisam procurar os profissionais da saúde e cuidar um pouquinho de si. Pensando nisso, na última sexta-feira, o Município promoveu uma capacitação sobre o câncer de próstata com o oncologista Mário Bernardes. A formação integrou os enfermeiros da rede municipal de saúde responsáveis pelos Programas de Saúde da Família (PSF’s). A intenção, foi fornecer o máximo de informações tanto para a identificação quanto para o tratamento precoce do câncer de próstata.

Além disso, estão programadas capacitações em empresas para abordar a importância do tema ao público masculino. “O homem é mais reticente do que a mulher para procurar ajuda médica. Devido a isso, durante todo o ano buscamos salientar a importância de realizar consultas preventivas”, salienta o gestor da Secretaria de Saúde, Luís Fábio Marchioro.

Como exemplo, Marchioro cita as ações do “Parada Legal”, realizadas em agosto. Em que a equipe da Saúde, juntamente com alunos do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) ofertaram serviços de aferição de pressão arterial e exames de glicemia para caminhoneiros em um posto.

Também foram prestados esclarecimentos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e hepatites virais, orientações sobre postura, condicionamento físico e vacinação contra o vírus H1N1. Ainda para cuidar da saúde, os alunos da Universidade de Cuiabá (Unic – Sorriso) verificaram do Índice de Massa Corpórea (IMC), exame de glicose sanguínea e orientação nutricional.

“As ações e orientações estão disponíveis o ano inteiro. Mas no “Novembro Azul”, salientamos aos homens a importância de tirar um tempinho para eles, ir ao médico e realizar o cuidado preventivo. No Município, é só ir ao PSF para o encaminhamento tanto do exame de próstata quanto dos demais exames preventivos”, pontua o secretário.

Tipo mais comum entre os homens, o câncer de próstata, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde