O recurso permitirá a entrega de 439 obras, veículos e equipamentos que vão reforçar a estrutura do SUS em todo o estado, incluindo novas UBSs, policlínica, unidades móveis odontológicas, ampliação do Samu e centros de atenção psicossocial
Mato Grosso será beneficiado com um investimento de R$ 108,9 milhões destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Novo PAC Saúde 2. A iniciativa vai viabilizar 439 entregas entre obras, veículos e equipamentos, ampliando a estrutura da saúde pública no estado. No cenário nacional, o programa prevê a aplicação de R$ 6 bilhões para reforçar o atendimento em todo o país.
Entre as melhorias previstas para Mato Grosso estão:
-
192 kits de equipamentos para modernizar Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
-
200 conjuntos para a implantação de serviços de teleconsulta;
-
Construção de 11 novas UBSs;
-
10 unidades odontológicas móveis;
-
Implantação de três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em cidades distintas;
-
Construção de uma policlínica em Sinop, voltada ao atendimento especializado.
A estratégia está alinhada ao programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que busca ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias, reduzindo o tempo de espera e fortalecendo a Atenção Especializada.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também será ampliado. Mato Grosso receberá 15 novas ambulâncias para expansão da frota e mais sete veículos para substituição, acompanhando o plano nacional de universalização do serviço, que inclui a aquisição de mais de 1,5 mil unidades em todo o Brasil.