Novo pedido de mineração em parque é feito durante discussão na AL sobre extinção

Enquanto a Assembleia Legislativa discute novamente o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que pode extinguir o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, um novo pedido de mineração dentro da área de reserva ambiental foi feito na Agência Nacional de Mineração (ANM).

O requerimento para mineração de cobre, níquel, platina, paládio e ouro foi feito em 3 de maio e fica, em sua maior parte, dentro do atual traçado do parque em Vila Bela da Santíssima Trindade.

O PDL nº 2/2017 estava fora da pauta do Legislativo havia mais de quatro anos, e voltou a tramitar em janeiro, quando foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

O texto já havia sido aprovado em primeira votação em 2017, mas foi retirado na época após pressões do Ministério Público Estadual (MPE) e de organizações da sociedade civil ligadas ao meio ambiente.

Neste ano, o projeto chegou a entrar por duas vezes na pauta de votação e foi retirado também por pressão do MPE e dos ambientalistas.

O PDL revogaria o decreto que criou o parque, com assinatura do então governador do Estado, Dante de Oliveira, em 1997.

A volta do assunto à pauta aconteceu de maneira concomitante ao requerimento de autorização de pesquisa mineral feito por Johannes Gustav Bringsken, empresário de Cuiabá, dono da Bringsken Engenharia Ltda.

A área total da possível mineração é de 9706,6 hectares, dos quais quase a totalidade entra dentro do parque, de acordo com o mapa enviado à ANM.

No total, o empresário estima investir R$ 285 mil para pesquisar os minérios na área.

 

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital