Número de presos em Mato Grosso aumenta 77% em 10 anos

Mato Grosso registra aumento de 77,14% no número de pessoas privadas de liberdade em uma década. Os dados são do estudo Cartografias da Violência na Amazônia, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, de 2012 a 2022. De 11.248 pessoas privadas de liberdade há 10 anos, o número saltou para 19.925 no ano passado.

Os números levam em consideração a população carcerária em regime fechado, semiaberto e aberto, em medida de segurança de internação e tratamento ambulatorial. Também considera os presos em celas físicas ou em prisão domiciliar, seja em monitoramento eletrônico ou não.

O defensor público, Fernando Soubhia, declara que o aumento dos números é um fenômeno complexo e difícil de apontar um fator individual para o acontecimento, mas acredita que os altos índices de prisões referentes ao tráfico de drogas contribuem para o cenário.

A prioridade político-criminal no combate às drogas só faz gerar encarceramento. A política de drogas adotada no Brasil e a sua implementação só gera presos, corrupção, fortalecimento de organizações criminosas e mortes. Não há diminuição do consumo, não há controle de qualidade do produto consumido, não há tratamento eficaz para quem busca e, certamente, não há diminuição da criminalidade.

Soubhia afirma que a política de repressão de drogas é um dos principais fatores de encarceramento no Estado. Até mesmo em razão das nossas características geográficas, como divisa com países produtores e rota de tráfico.

O defensor cita que o índice de prisões cautelares sempre foi um problema ao sistema judiciário brasileiro e que, nos últimos anos, foram realizadas reformas para amenizar o número de prisões provisórias, porém Mato Grosso segue com mais de 40% de presos sem condenação definitiva. Isso pode ser tributado a um judiciário conservador e menos criterioso na avaliação da real necessidade da custódia preventiva, a um clima de populismo penal e, novamente, à prioridade político-criminal que é dada ao combate ao tráfico de drogas, já que as pesquisas mostram que os índices de prisão provisória são de quase 70% quando a acusação é tráfico.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal