Nutribras apresenta caminhão movido a biometano proveniente da suinocultura

O primeiro caminhão do país movido a biometano proveniente da suinocultura foi oficialmente apresentado ao público na último dia (28), durante visita da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ao município de Sorriso. Equipado com um motor híbrido movido a biometano e também por óleo diesel, o protótipo foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e a Nutribrás Alimentos, empresa pioneira no processo de suinocultura autossustentável no Brasil.

“Quanto mais ando pelo Brasil, maior é minha admiração pelo o que o setor produtivo vem fazendo pelo país. São inúmeros projetos desenvolvidos e mantidos com recursos próprios. São empreendedores que vão muito além da produção, eles querem contribuir com o país e isso é muito gratificante”, complementa Tereza Cristina.

Segundo o diretor presidente da Nutribrás Alimentos, Paulo Lucion, a próxima etapa do projeto consiste no aperfeiçoamento do protótipo e, em breve, expandir a tecnologia para os demais veículos da frota da empresa que inclui veículos leves, caminhões, ônibus e tratores agrícolas.

“Estamos cientes da nossa responsabilidade social e ambiental. Poder contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva da suinocultura é algo inexplicável”, disse o executivo ao lembrar que a empresa foi uma das primeiras a utilizarem biodigestores para o tratamento dos resíduos orgânicos.

Por meio deste processo, os dejetos suínos passam por tratamento específico para a extração de biogás e biofertilizantes revertidos, respectivamente, na redução do custo de energia elétrica e em adubo orgânico capaz de potencializar as lavouras de soja e de milho.

“Essa mudança proporcionou a criação de um novo ciclo de produção. Os suínos são alimentados com ração composta de soja e milho. Por sua vez, os rejeitos orgânicos retornam para a cadeia produtiva seja como adubo, energia elétrica e, a partir de agora, como combustível de caminhões”, finaliza Lucion.

Veja também

PJC cumpre mandado contra homem que cometia furtos em Sorriso

Termina hoje prazo de inscrições para o Simpósio sobre Segurança Jurídica no Agronegócio

Exploração de madeira em Mato Grosso está proibida até 1º de abril

Incêndio destrói casa de madeira em área rural de Sinop

Duplicação da BR-163 está na lista em que Mato Grosso é o melhor do país

Procon-MT orienta sobre direitos dos consumidores com as mudanças na CNH