Nuvem de gafanhotos devasta pomar e avança para milharal de produtor

Uma nuvem de gafanhotos devastou o pomar e avançou para o milharal e propriedades vizinhas de um produtor rural de Poxoréu (259km de Cuiabá). Ele foi auxiliado por técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) para conter a praga.

De acordo com a assessoria do governo do Estado, os técnicos Fernando Thiago Alves de Oliveira Xavier e Lazaro Franco, junto com o secretário José Nilton Pereira dos Santos e a vereadora Sônia Borges de Moraes, foram até a propriedade do agricultor Almiro Franco, 83 anos, na terça-feira (4). Lá, foi confirmada a intensidade dos ataques dos insetos que consumiram toda a vegetação do local.

A propriedade está localizada no Distrito de Alto Coité, a 10 km de Poxoréu e 30 km de Primavera do Leste. Há cinco dias, o produtor percebeu a praga em seu pomar, que já avançava para a lavoura do milho. O técnico Fernando Thiago explica que foram recomendadas para o produtor o controle químico ou os inseticidas biológicos.

“Uma aplicação aérea com controle químico afetaria as áreas vizinhas por estarem próxima das casas do Distrito. Tem ainda a opção do uso do jato dirigido com bombas motorizadas atingindo a parte mais baixa e que diminui a incidência com a aplicação dos inseticidas biológicos à base de beauveria bassiana ou metarhizium anisopliae. Nesse caso, o processo é mais lento por ser biológico e não atingir os insetos mais desenvolvidos”, explicou Fernando.

Segundo o técnico, a equipe está empenhada em ajudar o produtor na melhor maneira para controlar a praga. “Já percebemos que os insetos estão seguindo para as propriedades vizinhas e a incidência será maior assim que perceberem o fim da vegetação e buscando mais alimento”.

O secretário de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente, José Nilton Pereira dos Santos, disse que é a primeira vez que a cidade registrou uma infestação de gafanhoto. “Logo que recebemos a informação, fomos à propriedade e confirmamos o ocorrido. Já entramos em contato também com uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) para auxiliar em orientações. Percebemos que a nuvem segue para as propriedades vizinhas do senhor Almiro”.

O produtor conta que ficou desesperado e sem saber o que fazer. “Eles já comeram toda folhagem das mangueiras, goiabeiras e dos cajueiros. É desolador ver 15 anos de trabalho e dedicação desaparecer em horas. Agora começaram na lavoura do milho. Aqui, é a primeira vez que isso acontece”.

Almiro destaca que logo que buscou orientação foi atendido. “Entrei em contato com a Secretaria de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente e a Empaer e fiquei aliviado quando a equipe esteve na propriedade e garantiu que irá buscar uma solução para o meu problema”.

 

Veja também

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital