Nem tudo na vida é estático, não é mesmo? Pois é. Um lago que recebe diferentes volumes de água ao longo do tempo também não. É esta a realidade do lago que transformou a paisagem da Avenida Blumenau e, desde o ano passado, vem recheando de selfies as redes sociais de sorrisenses e também de visitantes que desfrutam momentos de “viva a vida” no Parque Municipal Rota do Sol Adelino José João Valdameri, entregue no fim do ano passado.
A afirmação é do presidente do Legislativo sorrisense, Damiani da TV, e pode ser facilmente conferida por quem curte as redes sociais. Para ampliar a margem de segurança e garantir que mesmo com um aguaceiro daqueles que fazem parte da história da capital do Agro não provoque um transbordamento do lago, deve ter início a obra para drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica na transposição de talvegue na Avenida Blumenau, no trecho do Lago. Saindo do “engenheirês”, em suma, a obra vai resultar em mais uma ferramenta para escoar o excedente de água com o investimento de R$ 545.613,77.
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, explica que as constantes mudanças da região, com o acelerado e intenso processo de urbanização, podem provocar alterações no volume de água do lago. “Com mais prédios, calçadas, asfalto, a absorção da água da chuva no solo fica comprometida, e acaba tendo como destino o Lago”, explica.
A empresa que vai executar a empreitada é a Kadre Artefatos de Concreto e Construção Ltda, definida por meio da tomada de preços 009/2021. A empresa é a mesma que entregou, ainda no primeiro semestre, duas pontes de concreto em estradas vicinais do Município, uma na Estrada Rodeio e outra na Estrada Sodema.
“Ficamos muito gratos quando empresários locais participam dos processos licitatórios, pois estão mais próximas para o diálogo, garantindo assim uma melhor gestão dos empreendimentos”, comenta o titular da Secretaria da Cidade, Ednilson Oliveira.
O “pode começar” para a obra do lago foi assinado na manhã desta quarta-feira (15) na mesma cerimônia de lançamento da obra de recapeamento de vias do Distrito de Primavera. A reunião contou com a presença de representantes do Executivo, do Legislativo e das empreiteiras que conduzirão as duas obras . Ao todo, as duas intervenções representam um investimento de quase R$ 2,5 milhões.