Ônibus do transporte escolar serão vistoriados

Procedimento é feito semestralmente, para garantir a segurança e o conforto dos estudantes

O período é atípico e os cuidados com a segurança se fazem cada vez mais necessários. Portanto, o retorno às aulas de maneira presencial nas escolas e Cemeis que integram a rede municipal de educação de Sorriso será aos pouquinhos, de acordo com as características de cada unidade escolar, respeitando todas as regras de biossegurança para frear a disseminação do Sars-CoV-2, que provoca a Covid-19.

A preocupação com a saúde, a segurança e o conforto de alunos, vai além das salas de aula e começa lá no ponto de ônibus do transporte escolar. Para garantir o ir e vir seguro dos alunos que não contam com uma escola pertinho de casa, amanhã (5), a partir das 7 horas, todos os 40 ônibus da frota própria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).

Os ônibus, que estão estacionados no pátio da Secretaria Municipal de Transportes (Semtra), serão inspecionados por membros da Comissão de Fiscalização do Transporte Escolar, que integra o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). São observadas as condições de 40 itens, desde o motor a cintos de segurança.

Além da frota própria, a Prefeitura, por meio da Semec, também precisa terceirizar o transporte dos alunos que moram na rede rural do município, o que representa a locação, por meio de processo licitatório, de mais 38 veículos. A medida, além de atender a demanda crescente pelo serviço, também tem como foco a agilidade na substituição de algum veículo que venha a apresentar defeito. É que cada empresa licitada precisa apresentar um ônibus reserva para os casos de qualquer ocorrência (defeito mecânico, pneu furando, etc) que impeça o veículo de rodar, garantindo assim a manutenção do transporte nas linhas.

A vistoria nos ônibus terceirizados será no dia 19, visto que, por conta dos planos de contingência, somente a partir do dia 22 é que os alunos do interior começarão a ter aulas de modo presencial. “Estamos planejando todo o trabalho para criar as bolhas de isolamento nas unidades escolares, as turmas voltarão para as salas de aulas aos poucos, respeitando a particularidade de cada escola, de cada Cemeis, com trabalho de orientação constante aos pais por meio de grupos de troca de mensagens”, enfatiza a titular da Semec, Lúcia Drechsler, reforçando que, enquanto o aluno não vai à escola presencialmente, as unidades escolares disponibilizarão as atividades para os mais de 15 mil alunos fazerem em casa, com apoio da família. Para a turminha que mora nas chácaras e fazendas, o material também será devidamente enviado, da mesma maneira que vinha sendo feito no ano passado.

Veja também

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

Seduc divulga segunda chamada de estudantes selecionados para intercâmbio na Inglaterra

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

IFMT Sorriso adere à greve nacional dos professores e servidores da educação superior federal