Operação Asfixia cumpre mandados e tira traficantes de circulação em ação integrada em Sorriso

A operação é resultado de uma investigação que já dura quase um ano e teve suas ordens expedidas pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso.

Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (26),  mais uma fase da Operação Asfixia, realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, composta pelas Polícias Federal, Civil e Militar. Em Sorriso, a ação contou também com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Polícia Rodoviária Federal, já que havia informações de que alguns alvos poderiam tentar fugir utilizando as rodovias que cortam a região.

Ao todo, nove mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão foram cumpridos. A operação é resultado de uma investigação que já dura quase um ano e teve suas ordens expedidas pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso. O foco é o combate ao tráfico de drogas, já que os investigados são apontados como integrantes de uma organização criminosa com atuação no município e ramificações em outras cidades de Mato Grosso.

De acordo com o Delegado Dr. Ricardo, da PF de Cuiabá, comandante da FICO,  a operação recebeu reforço da Força Tática e de batalhões de municípios vizinhos, dentro da política de tolerância zero contra facções criminosas. “Sorriso sempre trabalha de forma integrada. Essa operação já retirou de circulação vários traficantes, atingindo o objetivo de restabelecer a segurança e a tranquilidade em pontos da cidade onde o tráfico vinha avançando”, destacou o oficial.

A ação concentrou esforços principalmente na região Leste de Sorriso, considerada área de maior incidência de denúncias relacionadas à venda de entorpecentes. Segundo a PM, o trabalho de policiamento diário tem sido intensificado, com abordagens, checagens e levantamento de informações que são compartilhadas com a Polícia Civil e a Polícia Federal.

A Polícia Civil reforçou que a integração entre as forças permite resultados mais rápidos e eficazes. Nos bastidores da investigação, a PF é quem conduz os detalhes sobre os alvos e suas ligações com organizações criminosas de outros estados, embora as equipes locais tenham confirmado que os detidos possuem histórico de atuação ligada ao tráfico em várias regiões do país.

A atuação conjunta também recebeu elogios pela participação da Guarda Municipal, que tem auxiliado constantemente nas operações.

“Cada órgão atua dentro de sua competência, mas quando somamos esforços, quem ganha é a sociedade”, destacou o comandante da PM de Sorriso, Tenente Coronel Jorge Almeida.

A Operação Asfixia segue em andamento, e novas fases não estão descartadas.

Veja também

Maysa Leão participa da campanha “21 dias de ativismo” em Sorriso

Polícia Civil cumpre 41 ordens judiciais contra facção criminosa envolvida em extorsão de empresários em Sinop

Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro

Novos benefícios sociais exigirão RG nacional a partir de maio

Dia da Consciência Negra: confira o que abre e o que fecha no serviço público estadual

Aneel mantem bandeira vermelha na conta de luz em novembro