Operação Átria: secretaria de segurança lança conjunto de ações contra violência doméstica em MT

A Polícia Civil, por meio da Segurança Pública, lançou nesta segunda-feira (27) a primeira fase da Operação Nacional Átria, com o objetivo de reprimir casos de violência doméstica em todo o país. A ação conta com o apoio logístico da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, e terá duração de 31 dias. Em Cuiabá, a operação foi lançada na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM).

O número de feminicídios tem aumentado em Mato Grosso, com 48 mulheres mortas em 2022, cinco a mais que em 2021. Além disso, a polícia registrou cerca de 15 mil medidas protetivas apenas em 2022. Por isso, a operação tem como objetivo reduzir o número de casos de violência doméstica e, consequentemente, de feminicídios.

Para a diretora-geral da Polícia Civil, delegada Daniela Maidel, a operação é uma “luz” diante do grande número de casos de violência doméstica no estado. Ela ressalta que é essencial conscientizar toda a população para que as mulheres não sofram pelo simples fato de serem mulheres.

A Operação Nacional Átria envolverá investigações, cumprimento de mandados e palestras para levar a informação a todos e reprimir esses crimes que acontecem com frequência. A ação é uma iniciativa importante para combater a violência doméstica e proteger as mulheres em todo o país.

Mariell Antonini Dias

“Durante essa operação que se inicia hoje e vai 28 de março, nós desenvolveremos ações repressivas com cumprimento de mandado de prisão preventiva, busque, apreensão para o fim de recolher armas de fogo, arma brancas e desenvolveremos também prisões em flagrantes e também cumpriremos prisões temporárias que estão em aberto, concluiremos inquéritos policiais, enfim, atos típicos de repressão, além do desenvolvimento de atos preventivos com palestras para jovens em estágio de formação e que logo desenvolverão um relacionamento amoroso ou já estão nesse desenvolvimento de relacionamento”, explicou.

Veja também

Sorriso: Polícia Militar prende homem que esfaqueou o cunhado

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos