A iniciativa, coordenada pelo NIF em parceria com a Energisa e demais órgãos, visa retirar fiações irregulares e melhorar a segurança e organização da rede aérea no município.
Dando continuidade às ações de organização da rede aérea, a Prefeitura de Sorriso realiza mais uma etapa da Operação Cacicus, com foco na retirada de cabos de telefonia e internet instalados de forma irregular ou que já não estão em uso. A iniciativa é coordenada pelo Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), em parceria com a Energisa Mato Grosso e a Câmara Municipal.
Nesta semana, os trabalhos acontecem nos dias 9 e 10, na Avenida Tancredo Neves. Já nos dias 22 e 23, a operação será realizada na Avenida Mário Raiter, conforme cronograma estabelecido.
Durante a ação, equipes promovem a remoção de fiações excedentes e inutilizadas, além de realizar manutenções na rede, buscando garantir mais segurança à população e melhorar a organização urbana. A operação também atua na fiscalização do uso dos postes, combatendo a utilização irregular por empresas não autorizadas.
A mobilização conta com a participação de operadoras locais e o apoio de órgãos municipais e de segurança, como Defesa Civil, Procon e forças de segurança pública.
A responsabilidade pela instalação e manutenção dos cabos é das operadoras de telecomunicações, conforme determinam os órgãos reguladores. Caso haja interrupção de serviços de internet após a retirada de fios, os consumidores podem procurar o Procon para registro e orientação, por meio do Disk Denúncia 0800 000 4723 ou pelo (66) 99938-1091. O órgão possui atendimento no Ganha Tempo Central e também na unidade da Zona Leste.
O Núcleo Integrado de Fiscalização também pode ser acionado pelo WhatsApp da Prefeitura, no número (66) 3545-4700, selecionando a opção 6 (Semcid), ou pelo telefone (66) 3545-4769, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O atendimento presencial ocorre na Avenida Blumenau, nº 2385, em frente ao Banco do Brasil.