Operação conjunta em Sorriso aborda moradores de rua e oferece assistência social

Na tarde de terça-feira (15-08), uma operação coordenada entre as equipes de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil e Guarda Municipal de Sorriso foi realizada com o objetivo de abordar moradores de rua na cidade. A ação visa oferecer assistência e oportunidades para essa população vulnerável, além de abordar questões de segurança pública.

O Secretário de Segurança Pública de Sorriso, José Carlos Moura, destacou que a iniciativa ocorre em apoio às abordagens realizadas pela Secretaria de Assistência Social. Ele ressaltou que a própria Secretaria de Segurança Pública identificou a necessidade de atuar nesse sentido. “Desenvolvemos um trabalho nos pontos onde os moradores de rua estavam reunidos, cadastramos e informamos sobre os serviços que a assistência social disponibiliza”, afirmou o Secretário.

Uma das preocupações que motivaram a operação é a percepção de que alguns moradores de rua estavam envolvidos em pequenos ilícitos. Dessa forma, a abordagem também se alinha com objetivos de manter a segurança da cidade.

O Secretário Moura detalhou que a ideia é realizar abordagens desse tipo pelo menos duas vezes por semana, em locais estratégicos como praças, terminal rodoviário, marco zero e vias públicas. O foco das abordagens não é apenas oferecer tratamento, abrigo e serviços de saúde, mas também promover a integração desses indivíduos na sociedade.

“Vamos cadastrar os moradores de rua e sempre oferecer tratamento, abrigo e cuidados de saúde. No entanto, isso dependerá da aceitação deles. A nossa intenção é intensificar essas ações para reduzir comportamentos ameaçadores ou situações em que eles precisem recorrer a medidas extremas, como acender fogo em praças para cozinhar”, ressaltou o Secretário.

É importante observar que os moradores de rua só podem ser conduzidos à delegacia em caso de cometimento de crimes ou se estiverem portando armas. O Secretário Moura também fez um apelo à população para que não forneça dinheiro ou comida diretamente aos moradores de rua. Em vez disso, orientou que, se abordados, os cidadãos os encaminhem à assistência social.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal