Operação Contrafluxo: FICCO-MT desmantela grupo de tráfico interestadual de drogas

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO-MT) deflagrou nesta quinta-feira (22) a Operação Contrafluxo, visando cumprir oito mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, além de um sequestro de um imóvel. O alvo da operação é um grupo responsável pelo fornecimento de drogas aos estados de São Paulo e Paraná.

A investigação teve início após a apreensão, em setembro e outubro do ano passado, de duas cargas de cloridrato de cocaína, totalizando uma tonelada da substância entorpecente, no interior de Mato Grosso. Essas cargas estavam sendo preparadas para o transporte em caminhões com destino a outros estados do país.

Na primeira fase da operação, deflagrada em 7 de dezembro de 2023, foram cumpridos 26 mandados judiciais de prisão preventiva, busca e apreensão, e sequestro de bens. Durante essa etapa, a polícia colheu provas que indicaram a participação de outros envolvidos no esquema criminoso, identificando ainda uma atuação sofisticada para a lavagem de dinheiro.

A droga enviada às regiões sul e sudeste tinha como destino abastecer uma grande facção criminosa atuante nessas localidades. Além disso, foi apurado que a organização criminosa agia de forma estruturada, utilizando métodos sofisticados para dissimular suas atividades ilícitas.

As investigações contaram com o apoio das Delegacias da Polícia Federal de Sinop (MT) e Jales (SP), das delegacias da Polícia Civil de Mato Grosso em Porto dos Gaúchos, Juara e Campo Novo do Parecis, além da Gerência de Combate ao Crime Organizado. A Polícia Militar de Sinop e Nobres, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal em Sorriso, também colaboraram com a operação.

A FICCO-MT, composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, atua de forma integrada no combate ao crime organizado no estado de Mato Grosso. A Operação Contrafluxo representa mais um esforço conjunto para desmantelar atividades criminosas e preservar a segurança da população.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo