Operação da PF cumpre mandados em Sorriso e outras 5 cidades de MT

A Polícia Federal deu continuidade hoje à Operação Lesa Pátria, deflagrando a décima nona fase, com o objetivo de identificar e responsabilizar indivíduos que incitaram, participaram e fomentaram os atos ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília. Nesse dia, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por um grupo de pessoas que promoveu violência e causou danos generalizados aos imóveis, móveis e objetos no local.

A operação conta com cinco mandados de prisões preventivas e 13 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As ações se estendem por diversas regiões do país, incluindo Mato Grosso, onde estão previstas nove buscas e apreensões em cidades como Cuiabá, Sinop, Sorriso, Chapada dos Guimarães, Tangará e Cáceres. Além disso, mandados também foram emitidos para as cidades de Santos (SP), Gonçalo (RJ) e Brasília.

Os atos em questão estão sendo investigados quanto à possível ocorrência dos seguintes crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.

De acordo com informações da Polícia Federal, as investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria se tornará permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos. A ação visa a identificação, prisão e punição dos envolvidos nos atos de violência ocorridos em janeiro, garantindo a preservação da ordem e da democracia no país.

A Polícia Federal permanece comprometida em garantir a segurança e a integridade das instituições democráticas e do Estado de Direito, cumprindo seu papel fundamental na manutenção da paz e da justiça no Brasil.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC