Operação da PF e CGU apura esquema que desviou R$ 360 mil da educação e saúde em MT

A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF), realiza nesta terça-feira (24) a quinta fase da Operação Tapiraguaia. A ação combate um esquema de fraudes licitatórias e desvio de recursos públicos federais na prefeitura de Serra Nova Dourada.

Apurou-se que o prejuízo aos cofres públicos chegou ao montante aproximado de R$ 360 mil na área da educação e saúde. A prefeitura não se manifestou sobre a operação.

Participam da ação 12 policiais federais, que cumprem dois mandados de busca e apreensão e oito medidas cautelares probatórias e patrimoniais nos municípios mato-grossenses de Serra Nova Dourada e Barra do Garças.

São alvos da operação um ex-prefeito, um engenheiro civil fiscal, um empreiteiro e um servidor público municipal. Os investigados irão responder por crimes licitatórios e desvio de recursos públicos, podendo pegar até 16 anos de prisão.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Barra do Garças/MT, que também determinou o sequestro de bens e valores.

A quinta fase é resultado da análise dos dados bancários e dos objetos apreendidos durante a terceira fase da operação, ocorrida em junho deste ano.

O material colhido aponta que em 2014 determinado prefeito, em conluio com determinado empresário “laranja” do ramo da construção civil, teria orquestrado um esquema criminoso com o fito de desviar recursos públicos federais.

A fraude consistia em fraudar procedimentos licitatórios a fim de beneficiar determinada empresa “laranja” previamente escolhida, atestar falsamente a execução da obra pública objeto da licitação fraudada e, por fim, desviar os recursos públicos recebidos pelo serviço não executado.

Veja também

Apreensões de droga aumentaram 646% em dez anos em Mato Grosso

Polícia Civil incinera 150 quilos de drogas apreendidas em Lucas do Rio Verde

Operação Efeito Cascata: Polícia Civil mira rede de tráfico e homicídios em Nova Mutum

Secretaria de Justiça realiza 405 operações e retira 2.387 celulares de unidades do Sistema Penitenciário estadual

Colegas encontram homem morto dentro de residência em Sorriso

Polícia Civil cumpre 21 prisões de faccionados que atuavam na expansão da organização criminosa em Sorriso e região