Operação E-commerce cumpre 46 mandados contra grupo que vende drogas por plataformas digitais

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Primavera do Leste deflagrou nesta terça-feira (30.07) a Operação E-commerce, para cumprimento de 46 ordens judiciais de prisão e buscas contra investigados por fomentar o tráfico de drogas no município, com a venda praticada por meios eletrônicos.

Foram cumpridas, até o momento, 18 prisões por mandados e outras sete em flagrante, além de 25 mandados de busca e apreensão. Os alvos são investigados por tráfico e associação para o tráfico.

A investigação teve início a partir da prisão do principal alvo, que foi detido em flagrante, em dezembro do ano passado, com uma mochila onde foram encontradas porções de drogas já embaladas para venda, máquina de cartão e dinheiro.

Indícios apurados apontaram que T.R.C,. de 21 anos, vinha atuando sistematicamente venda de drogas na cidade, com o envolvimento de um grupo que faz a distribuição e comércio.

No decorrer das diligências, a equipe policial identificou outros 20 suspeitos que participavam do grupo do comércio ilícito, feito basicamente por aplicativos de mensagens, onde eram definidas a compra e venda e toda a movimentação das quantidades, valores, tipo de pagamento e quem comprava.

Além do grupo ligado diretamente ao tráfico de entorpecentes, a investigação apurou o envolvimento de quatro mulheres, que emprestaram contas bancárias para as transações financeiras.

Histórico criminal

Todos os investigados têm registros criminais. Um deles, V.G.C., de 22 anos, foi alvo da Operação Mensageiros, em 2023, e preso em flagrante por tráfico e posse ilegal de arma de fogo.

Colocado em liberdade com monitoramento por tornozeleira, ele continuou na atividade ilícita. Em dezembro do ano passado, combinou um encontro com o principal alvo da operação, T.R.C., para buscar a ‘mercadoria’.

O delegado Rodolpho Bandeira ressaltou que o grupo utilizou técnicas de comércio eletrônico para movimentar a atividade criminosa e conduzir as operações.

“A investigação apurou que o tráfico de drogas funciona de maneira similar ao comércio legítimo, com transações regulares, logística e comunicação contínua entre os envolvidos, para facilitar e esconder atividades criminosas. Os aplicativos de mensagens são usados para facilitar a venda de drogas, coordenação de entregas e pagamento”, assinala o delegado da Derf de Primavera do Leste.

Nome da operação

O nome da operação, E-commerce, destaca a evolução das técnicas de tráfico de drogas, que se aproveita das tecnologias digitais para operar. Ao fazer uma analogia com o e-commerce legítimo, o nome sugere que o tráfico é organizado e operado de maneira sofisticada e empresarial.

“A operação tem foco na análise das transações e comunicações digitais, com o objetivo de desmantelar essa rede de tráfico de drogas que opera de maneira semelhante a um comércio eletrônico”, apontou o delegado Honório Neto.

Programa Estação Sicredi

Vídeo da notícia

Veja também

União de forças, aumento do efetivo e uso da tecnologia devem garantir segurança para GAFFFF Sorriso 2026

Polícia Civil prende em Confresa suspeito ligado ao caso de sequestro e morte de adolescente em Santa Catarina

Polícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que utilizava bingos para lavagem de dinheiro em MT

Homem é executado com pelo menos cinco tiros no bairro Novos Campos, em Sorriso

Polícia prende dois suspeitos e apreende menor por tentativa de homicídio ligada à guerra entre facções em Sorriso

PM prende suspeito de tráfico após tentativa de fuga e apreende drogas em Sorriso