Operação Hospital Seguro desarticula quadrilha de fraudadores em Mato Grosso

Na manhã desta terça-feira (26.03), a Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Várzea Grande, deflagrou a “Operação Hospital Seguro”, visando desarticular uma quadrilha envolvida em crimes de fraude eletrônica, associação criminosa qualificada e lavagem de dinheiro. A ação resultou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão domiciliar em diversos municípios de Mato Grosso.

Os mandados foram expedidos pela Vara Especializada da Infância e Juventude e pela 2ª Vara Criminal de Várzea Grande, que também determinou o bloqueio das contas bancárias utilizadas para receber os valores provenientes do golpe. As ordens judiciais foram cumpridas nos municípios de Pedra Preta, Rondonópolis, Tabaporã e Sorriso.

Coordenadas pelo delegado André Monteiro, as investigações da 1ª Delegacia de Polícia de Várzea Grande revelaram que os suspeitos integram uma associação criminosa que obtinha acesso a dados de pacientes internados em hospitais de Mato Grosso e Goiás, principalmente em unidades de terapia intensiva (UTIs). Os criminosos então entravam em contato por telefone com familiares, se fazendo passar por servidores da instituição de saúde, e solicitavam dinheiro com urgência para supostos procedimentos médicos/hospitalares.

 

Os familiares, já abalados pela situação delicada dos pacientes, muitas vezes cediam às exigências dos golpistas, realizando transferências de valores imediatamente. O criminoso, munido de informações detalhadas, conseguia persuadir as vítimas, fazendo-as acreditar na veracidade dos fatos. O uso de chaves Pix’s relacionadas à área da saúde também contribuía para a credibilidade do golpe.

No entanto, as vítimas percebiam o engano somente após insistências dos fraudadores em solicitar mais transferências de valores ou ao cobrarem providências que nunca eram efetivadas pela direção do hospital, mesmo após o suposto “serviço pago”.

 

A Operação Hospital Seguro contou com o apoio de diversas equipes da Polícia Civil, incluindo a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá e de Várzea Grande (Derf – Cuiabá e Derf – VG), Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), além de delegacias regionais nos municípios envolvidos.

“Com o cumprimento das ordens judiciais será possível, após análise das provas hoje arrecadadas, confirmar a participação dos alvos, identificar novos suspeitos e individualizar a atribuição de cada membro da associação criminosa e suas lideranças, dentre outras informações importantes para instruir o inquérito policial”, afirmou o delegado responsável pelas investigações, André Monteiro.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde