Operação Independência resulta na prisão de líder do tráfico em Ipiranga do Norte e outros suspeitos

Na última sexta-feira, 17 de agosto, a Delegacia da Polícia Civil de Sorriso deflagrou a Operação Independência, visando combater o tráfico de entorpecentes no município de Ipiranga do Norte. Como resultado dessa ação, diversos mandados de busca e prisão foram cumpridos, incluindo o de um dos principais líderes do grupo criminoso, Robson Junior Jardim dos Santos, que já se encontra detido no Rio de Janeiro.

Robson Junior Jardim dos Santos é conhecido por ser um dos criminosos mais perigosos da região, tendo um histórico extenso de atividades ilícitas. Suas ações penais incluem tráfico de drogas, roubos, homicídios, organização criminosa e uso de documento falso. Somente na Justiça fluminense, ele acumula seis condenações por roubo. Além disso, enfrenta processos nas Justiças Estadual e Federal do Rio de Janeiro por homicídio, roubo majorado e tráfico.

O criminoso, que é apontado como líder do grupo responsável por uma série de homicídios em Sorriso, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã, desencadeando uma guerra entre facções, já havia tido um dos mandados de prisão cumpridos durante a Operação Dissidência, realizada em agosto do ano passado pela Força-Tarefa de Segurança Pública de Mato Grosso. A recente Operação Independência é mais um passo no esforço contínuo para desmantelar as atividades criminosas associadas a esse indivíduo e seu grupo.

Durante a Operação Independência, foram cumpridos sete mandados de busca e dois de prisão. Adicionalmente, outras nove pessoas foram detidas em flagrante por envolvimento no tráfico de drogas. As investigações revelaram que dois traficantes lideravam a venda de entorpecentes em Ipiranga do Norte. Essa conclusão foi alcançada a partir da análise de dados obtidos de aparelhos celulares apreendidos durante a Operação Dissidentes, realizada em agosto de 2022, na cidade de Sorriso.

Os mandados judiciais foram emitidos pela 1ª Vara Criminal de Sorriso e tiveram alcance nas cidades de Ipiranga do Norte, Tabaporã e Campo Novo do Parecis, em Mato Grosso, bem como no estado do Rio de Janeiro. Os indivíduos alvos dos mandados de prisão já se encontravam detidos desde a realização de duas fases da Operação Recovery.

 

 

Veja também

Sorriso: motociclista fica gravemente ferido após bater cabeça contra parede de loja na Brescansin

Perdeu o controle: caminhão carregado com carvão tomba em rotatória da BR-163 em Sorriso

Correria no Park Shopping: segurança flagra furto e impede fuga de dupla

Programa “A Voz do Povo” recebe responsáveis pela coleta de resíduos em Sorriso

Campanha “Amigos do Sangue” encerra edição 2025 com voos panorâmicos para doadores em Sorriso

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de crimes motivados por disputas de terra no interior de MT