Operação Independência resulta na prisão de líder do tráfico em Ipiranga do Norte e outros suspeitos

Na última sexta-feira, 17 de agosto, a Delegacia da Polícia Civil de Sorriso deflagrou a Operação Independência, visando combater o tráfico de entorpecentes no município de Ipiranga do Norte. Como resultado dessa ação, diversos mandados de busca e prisão foram cumpridos, incluindo o de um dos principais líderes do grupo criminoso, Robson Junior Jardim dos Santos, que já se encontra detido no Rio de Janeiro.

Robson Junior Jardim dos Santos é conhecido por ser um dos criminosos mais perigosos da região, tendo um histórico extenso de atividades ilícitas. Suas ações penais incluem tráfico de drogas, roubos, homicídios, organização criminosa e uso de documento falso. Somente na Justiça fluminense, ele acumula seis condenações por roubo. Além disso, enfrenta processos nas Justiças Estadual e Federal do Rio de Janeiro por homicídio, roubo majorado e tráfico.

O criminoso, que é apontado como líder do grupo responsável por uma série de homicídios em Sorriso, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã, desencadeando uma guerra entre facções, já havia tido um dos mandados de prisão cumpridos durante a Operação Dissidência, realizada em agosto do ano passado pela Força-Tarefa de Segurança Pública de Mato Grosso. A recente Operação Independência é mais um passo no esforço contínuo para desmantelar as atividades criminosas associadas a esse indivíduo e seu grupo.

Durante a Operação Independência, foram cumpridos sete mandados de busca e dois de prisão. Adicionalmente, outras nove pessoas foram detidas em flagrante por envolvimento no tráfico de drogas. As investigações revelaram que dois traficantes lideravam a venda de entorpecentes em Ipiranga do Norte. Essa conclusão foi alcançada a partir da análise de dados obtidos de aparelhos celulares apreendidos durante a Operação Dissidentes, realizada em agosto de 2022, na cidade de Sorriso.

Os mandados judiciais foram emitidos pela 1ª Vara Criminal de Sorriso e tiveram alcance nas cidades de Ipiranga do Norte, Tabaporã e Campo Novo do Parecis, em Mato Grosso, bem como no estado do Rio de Janeiro. Os indivíduos alvos dos mandados de prisão já se encontravam detidos desde a realização de duas fases da Operação Recovery.

 

 

Veja também

Sorriso: Polícia Militar prende homem que esfaqueou o cunhado

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação