Operação integrada Arco Verde prende 3 por crime ambiental na zona rural de Feliz Natal

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), realizou a operação integrada “Arco Verde” coordenada pelo Governo Estadual no município de Feliz Natal (536 km ao norte de Cuiabá) e região, visando o combate ao desmatamento ilegal.

A ação em conjunta com a Polícia Militar, Sema, Indea e Politec deflagrada na quinta-feira (25.06), resultou na prisão em flagrante de três pessoas, e na apreensão de uma arma de fogo, um trator, três motosserras, além de grande quantidade de madeira (tora) depositadas nas esplanadas.

Durante diligências na zona rural de Feliz Natal, as equipes identificaram uma área situada aproximadamente 8 quilômetros da cidade, onde os suspeitos praticavam o desmatamento e extração de madeira ilegal. Dois suspeitos foram surpreendidos fazendo a corte das árvores e o terceiro fazendo  o desmatamento e o arrasto das toras.

No local foram encontradas cerca de 12 pequenas esplanadas com um grande volume de madeiras, as quais possuíam as essenciais de Itaúba, Cedrinho, Cumaru, Copiuba, Angelim e Cambará. Também foram apreendidos um trator, três motosserras e uma arma de fogo.  

Ao serem questionados os suspeitos informaram que trabalhavam no desmate e no corte ilegal para uma pessoa que havia contratado o serviço. Eles informaram que tinham conhecimento que a área não possui licença ambiental mas devido as necessidades financeiras aceitaram a empreitada criminosa. 

Diante dos fatos os três homens foram detidos e levados para Delegacia de Polícia de Feliz Natal, interrogados e autuados em flagrante pelos crimes contra a flora. Os envolvidos responderão por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, destruir ou danificar florestas nativas ou plantadas ou vegetação fixadora de dunas ou protetoras de mangues. 

No trator apreendido foi encontrado um rádio amador com uma base de transmissão instalada no seu interior para avisar e receber informações das investidas policiais. O veículo foi encaminhado pela empresa contratada e encontra-se no pátio à disposição da Justiça. Já os outros materiais apreendidos foram levados para a sede da Dema.

Participaram da operação “Arco Verde” coordenada pela Dema, policiais do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, servidores do Indea, Politec e Sema, com apoio da Diretoria da Polícia Civil. 

Veja também

Homem é preso em Lucas do Rio Verde por furto de carro na rodoviária de Sorriso

Operação Páscoa Abençoada reforça segurança em Sorriso

Operação Arcarius cumpre seis mandados judiciais contra traficantes em Matupá

Sorriso: golpe em compra de motocicleta via redes sociais termina em prejuízo de R$ 7 Mil

Sorriso: corpo de jovem que estava desaparecido é encontrado; foi morto a tiros

Extravasamento de esgoto na rua Topázio é explicado pela Águas de Sorriso