Cuiabá| Mato Grosso

Operação Kuron cumpre mandados contra organização criminosa especializada em furtos de caminhonetes Hilux

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), deflagrou na manhã desta terça-feira (04.07), a 2ª Fase da Operação Kuron, para cumprimento de 19 ordens judiciais contra uma organização criminosa voltada para furtos de camionetes, principalmente nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

A segunda fase da operação foi desencadeada após desdobramentos das investigações, sendo identificadas pessoas responsáveis por dar suporte financeiro ao grupo responsável pelos furtos. No total, são cumpridos nove de prisão (quatro preventivas e cinco temporárias) e 10 de busca e apreensão.

A primeira fase da operação foi deflagrada em fevereiro deste ano, ocasião em que foram cumpridas 10 ordens judiciais, sendo cinco mandados de prisão, desarticulando o grupo criminoso especializado em furtos de camionete, em especial modelo Toyota Hilux.

Os trabalhos investigativos apontaram que os suspeitos se especializaram em uma modalidade específica de furto, em que os veículos são subtraídos quando estão parados na rua. Durante o furto, os criminosos conseguem abrir e ligar a camionete, saindo normalmente com o veículo tomando rumo ignorado.

Desdobramentos

Durante as investigações, foi possível identificar uma outra célula da organização criminosa com atuação nos mesmos crimes, já investigados na primeira fase.

Entre os alvos, foram identificadas duas pessoa (padrasto e enteada) que eram responsáveis por alugar imóveis nas proximidades dos locais onde eram realizados os furtos, para “esfriar” (guardar o veículo por dois ou três dias) os veículos, para que seguida, tivessem suas placas de identificação trocadas. Após esse processo, a maior parte das camionetes tinham como destino à Bolívia.

A suspeita utilizava uma identidade falsa para alugar os imóveis, se passando por uma outra pessoa, sendo os pagamentos dos aluguéis destes imóveis realizados por meio da conta bancária de seu padrasto. Pelo menos dois imóveis foram alugados pela organização criminosa, para este fim.

Crime de extorsão

Outro integrante da organização criminosa, identificado nas investigações, era responsável por extorquir as vítimas que tinham suas caminhonetes furtadas. Após conseguir os dados das vítimas, ele ligava para elas e exigia valores em dinheiro para que o veículo furtado fosse devolvido.

Falsificação de documentos

Ainda durante as investigações, paralelamente, foram identificados mais dois suspeitos que prestavam serviços aos demais integrantes da organização criminosa, falsificando procurações a fim de que viessem a ser utilizadas em concessionárias de órgãos públicos responsáveis que guarda e apreensão de seus veículos.

A falsificação das procurações tinha a finalidade de retirar veículos de propriedade dos integrantes da organização criminosa que eram apreendidos e tinham pendências nos órgãos de trânsito.

Nome da Operação

Kuron significa “clone” em japonês e faz referência à marca dos veículos, que é japonesa, e às peças das caminhonetes que eram clonadas.

Veja também

Sorriso: Polícia Militar prende homem que esfaqueou o cunhado

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos