A 3ª edição da Operação Lei Seca de 2026 foi realizada na noite de quarta-feira (05), em Sorriso, na Avenida Tancredo Neves, esquina com a Avenida dos Imigrantes.
A 3ª edição da Operação Lei Seca de 2026 foi realizada na noite de quarta-feira (05), em Sorriso, com foco no combate à condução de veículos sob efeito de álcool e no reforço da segurança viária. A ação ocorreu na Avenida Tancredo Neves, esquina com a Avenida dos Imigrantes, e reuniu forças de segurança e órgãos de fiscalização em uma atuação integrada.
A operação contou com a participação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), 12º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, 37ª Ciretran/Detran e Polícia Penal, mobilizando mais de 60 servidores entre policiais e agentes públicos.
Durante a fiscalização, 164 veículos foram abordados e submetidos a procedimentos de verificação. Ao todo, foram realizados 116 testes de alcoolemia com etilômetro de bocal, além do uso de etilômetro passivo, sem possibilidade de mensuração do número de testes efetuados por esse método.
Como resultado da ação, 12 pessoas foram presas por dirigir sob influência de álcool. Também foram lavradas 93 notificações de infração de trânsito, sendo 28 por condução sob efeito de álcool, quatro por recusa ao teste do bafômetro, 16 por conduzir veículo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma por CNH suspensa, entre outras irregularidades.
A operação ainda resultou na remoção de 23 veículos, sendo 12 motocicletas e 11 automóveis. Não houve registro de boletins de ocorrência diversos nem de termos circunstanciados.
De acordo com as forças de segurança, a Operação Lei Seca tem caráter preventivo e repressivo, com o objetivo de reduzir acidentes, preservar vidas e conscientizar os condutores sobre a importância do respeito às leis de trânsito. Novas edições estão previstas ao longo do ano.