Operação Mata Virgem II combate desmatamento ilegal na região Norte de MT

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil, através da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) encerrou na última semana, com êxito, uma intensa fiscalização voltada ao combate ao desmatamento ilegal na região Norte de Mato Grosso. A operação, denominada Mata Virgem II, concentrou suas atividades em nove fazendas situadas em Sinop, Cláudia, União do Sul, Feliz Natal, Nova Ubiratã e arredores.

O objetivo principal da operação era verificar possíveis crimes ambientais em áreas identificadas como potenciais alvos de desmatamento ilegal. Essas áreas foram identificadas através da Plataforma SCCON, em conjunto com sistemas de detecção de desmatamento, permitindo uma ação precisa e eficaz por parte das autoridades competentes.

Durante as incursões na região, as equipes responsáveis encontraram um trator tipo skider sendo utilizado para extração de madeira em uma área que estava embargada. Além disso, foram realizadas diversas ações de fiscalização, resultando na confecção de autos de inspeção, notificações de Cadastro Ambiental Rural (CAR), autos de infração por supressão de vegetação nativa, autos de infração por descumprimento de embargo, autos de infração por impedimento da regeneração da vegetação nativa, termos de embargo, termos de apreensão e termos de depósito do trator utilizado na atividade de supressão de vegetação nativa em regeneração sem a devida autorização ambiental.

A delegada titular da Dema, Liliane Murata, enfatizou a importância dessas operações contínuas no combate ao desmatamento ilegal. “A delegacia especializada atua dentro de sua competência, com o objetivo de combater a prática de crimes e a degradação ambiental, além de responsabilizar penalmente os envolvidos”, declarou a delegada por meio da assessoria de imprensa.

Essa ação demonstra o compromisso das autoridades competentes em preservar o meio ambiente e coibir práticas ilegais que afetam diretamente a biodiversidade e o equilíbrio ambiental da região. A Polícia Civil e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente seguem vigilantes e prontas para novas ações que visem a proteção e a conservação dos recursos naturais de Mato Grosso.

Veja também

Sorriso: PRF detém foragido da justiça por tráfico de drogas em ônibus na BR-163

Polícia Civil cumpre quatro mandados de prisão e buscas contra investigado por morte de funcionário em fazenda

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

Sorriso: PM prende dois em operação e apreende armas de facção criminosa

PM apreende adolescente que dirigia carro com 120 quilos de maconha

Polícia Civil prende padrasto que abusou sexualmente da enteada durante quatro anos