Operação Mina Bananal: PF e PJC desmantelam garimpo ilegal em Pontes e Lacerda

Na manhã desta quarta-feira (28-02), uma operação conjunta entre policiais federais e civis resultou na prisão de nove garimpeiros durante a desocupação de um garimpo ilegal nas proximidades da Reserva Ecológica do Bananal, situada em Pontes e Lacerda, a 448 km a Oeste de Cuiabá. A operação, denominada “Mina Bananal,” foi conduzida para coibir atividades ilegais de extração de ouro na região.

Durante a ação, foi constatado um complexo sistema de mineração que fazia uso de emulsões explosivas, popularmente conhecidas como “bananas de dinamite,” aditivadas com nitrato de amônia. Os policiais efetuaram a prisão em flagrante de nove garimpeiros pelos crimes de extração ilegal de ouro, usurpação de matéria-prima da União, posse e emprego de artefato explosivo sem autorização e associação criminosa.

Além das detenções, foram apreendidos 279 gramas de ouro, maquinários utilizados na extração ilegal, produtos como nitrato de amônia, espoletas para ignição dos explosivos, dois galões de 50 litros de diesel, dois geradores à combustão, duas britadeiras elétricas, três detectores de metais, três motocicletas e uma antena de sinal de celular.

Os policiais destruíram os maquinários usados na atividade ilegal, buscando interromper as operações do garimpo clandestino. As investigações terão continuidade para identificar os financiadores dessa atividade ilegal, visando descapitalizar a organização criminosa que, ao usurpar ouro ilegalmente, contribui diretamente para a degradação ambiental e gera enormes danos sociais, além de desequilíbrios no mercado financeiro.

A Polícia Federal também informou que o possível envolvimento de proprietários rurais da região será apurado, reforçando o compromisso em combater todas as formas de criminalidade associadas à exploração ilegal de recursos naturais. A operação Mina Bananal destaca o esforço conjunto das forças de segurança na preservação do meio ambiente e no combate às atividades criminosas.

Veja também

Autoridades registram em operações falta do uso de cinto de segurança e cadeirinha para crianças

Sorriso recebeu mais uma edição da Operação Força Total nesta quinta-feira (24)

Polícia Civil cumpre mandados contra grupo que extorquia e ameaçava empresários no interior de MT

Polícia Militar realiza a segunda maior promoção de praças e oficiais da história da instituição em Mato Grosso

Gefron apreende 340 tabletes de drogas e causa prejuízo de R$ 6,4 milhões às facções

“Ação conjunta das forças de segurança e o Vigia Mais MT foram fundamentais para uma resposta rápida”, afirma secretário adjunto