Operação Miquéias é deflagrada com objetivo de desarticular quadrilha de estelionatários em MT

Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (3) a da 2° fase da Operação Miqueias, que tem como objetivo desarticular uma quadrilha de estelionatários . Ao todo são 12 mandados de prisão preventiva, sendo que até o momento 9 já foram cumpridos.

 

A primeira fase da operação foi deflagrada no dia 13 de abril, onde 21 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça de São José do Rio Preto (SP). A quadrilha de Cuiabá e Várzea Grande chegou a fazer mais de 100 vítimas somente em São Paulo, apesar de agir em todo o território nacional.

 

Modo de ação

Conforme divulgado, o grupo praticava o crime nas modalidades “Golpe do WhatsApp” e golpes por meio de fraudes de anuncios em sites de compra e venda.

 

No primeiro, os criminosos criavam um perfil falso no aplicativo de troca de mensagens, utilizavam a foto de uma vítima e depois, enviavam mensagens para familiares e amigos pedindo dinheiro emprestado.

 

Já no segundo, a quadrilha procurava forjava anúncios no site de compra e venda, oferecendo automóveis, ludibriando compradores, até que o dinheiro seja depositado na conta dos criminosos, configurando o golpe logo em seguida.

 

Os valores arrecadados podem ultrapassar a casa de milhões de reais. A polícia ainda não conseguiu identificar esse montante e nem mesmo o número total de pessoas vítimas dos golpes.

Veja também

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC

Operação Policial desmantela ponto de tráfico de drogas na zona rural de Sorriso

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada