Operação mira em 5 policiais e dois advogados pro corrupção em Mato Grosso

Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (19) a Operação Clear Sky, que tem como objetivo apurar crimes praticados por 5 policiais, servidores e ex-servidores da Delegacia de Marcelândia (710 km ao norte de Cuiabá), além de dois advogados. A suspeita é de concussão, advogacia administrativa e associação criminosa.

Conforme a assessoria da Polícia Civil, são 8 mandados de busca e apreensão e 6 de medidas cautelares diversas de prisão. As ordens estão sendo cumpridas em Cuiabá, Marcelândia, Peixoto de Azevedo e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Investigação da Corregedoria-Geral apontou que os crimes acontecem desde 2018 na delegacia da cidade. Os policiais civis, junto com os advogados, passavam a exigir para si ou para outros, de forma direta e indireta, vantagem indevida.

Em razão da função, exigiam a contratação de um advogado específico ou alguém por este indicado, sob pena de encaminhar o preso para o presídio Ferrugem, em Sinop, durante o flagrante.

Após isso, a investigação aponta que, os valores de funça formalizadas nos autos eram menores que os valores pagos pelos familiares dos presos. Ou seja, era estabelecido um “preço global” para que os presos pagassem em prol da soltura.

Nome da operação

A operação foi batizada de “Clear Sky”, com a finalidade de fazer uma alusão ao céu limpo, no sentido de demonstrar que a partir da ação da Corregedoria-Geral os presos e seus familiares tenham a liberdade de contratar qualquer advogado na cidade, e estes não sejam impedidos de exercer suas atividades na Delegacia de Polícia do Município de Marcelândia

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC