Operação no Salto Magessi destrói pesqueiros clandestinos

Também foram recolhidos espinhéis, anzóis, redes e muito, muito lixo
Até horta. Couve, cebolinha, verduras e temperos variados integravam o cenário composto por pesqueiros com chuveiro, geladeira e freezer. Parece um sonho, não? Não. Não é sonho. É pesadelo. Uma operação deflagrada nesta quinta-feira (25) acabou com a diversão de quem usava o Parque Estadual do Salto Magessi, uma área de preservação permanente, como ponto de pesca, com a utilização de equipamentos proibidos e, o mais cruel, em pleno período de Piracema.

Ao todo, 15 pessoas participaram da ação, entre representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), da Polícia Militar (PM), do Núcleo Integrado de Fiscalização e Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec) da Prefeitura de Sorriso. Representantes do projeto Repoflora também acompanharam a ação, que teve início às 14h, saindo da sede do Município e foi concluída às 20h, quando os integrantes da operação deixaram o Distrito de Boa Esperança.

De acordo com o coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, três barracos foram destruídos, e foram retirados anzóis de galho, redes de pesca e espinhéis. Além da questão da pesca predatória, que é crime, os fiscais deparam-se ainda com outro problema: muito lixo acumulado no local, que encheram cinco bags. “Enquanto uma equipe atuava no rio, outra limpava a região de mata ciliar, tentando mitigar os estragos provocados e outra derrubava os barracos, feitos com madeira retirada da mata”, comenta o coordenador, destacando a importância da participação do diretor-regional da Sema em Sinop, Gabriel Conter São José, na operação.

De acordo com Reinaldo, todo o material de pesca apreendido está com a Sema e o ponto vai continuar recebendo atenção especial, para coibir tal prática. “É um crime ambiental que prevê multa e também detenção que pode variar de um a três anos”, afirma Reinaldo. Já os resíduos que permitem reciclagem, como garrafas pet, lona, embalagens e latas de alumínio foram destinados ao programa Eco Sorriso.

Veja também

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital

Operação Mata Virgem II combate desmatamento ilegal na região Norte de MT

Extravasamento de esgoto na rua Topázio é explicado pela Águas de Sorriso