Operação Prospice cumpre 29 mandados contra organização criminosa envolvida com tráfico e receptação de veículos

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especial de Fronteira (Defron), deflagrou na manhã desta quarta-feira (21.06), a Operação Prospice para cumprimento de 29 ordens judiciais contra uma organização criminosa que atua na região de fronteira com o tráfico de drogas e receptação de veículos roubados ou furtados em outros estados.

Estão em cumprimento oito mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão, deferidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá, contra alvos nos municípios de Lambari d’Oeste, Curvelândia, Mirassol d’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Várzea Grande e Cuiabá. Outras ordens judiciais são cumpridas também nas cidades de Monte Aprazível (SP) e Cariacica (ES).

Drogas trocadas por veículos 

As investigações começaram em junho do ano passado para apurar o tráfico de drogas cometido por moradores da região de fronteira, que enviavam cloridrato e pasta base de cocaína ao estado de São Paulo.

Durante as investigações foram realizadas três apreensões de drogas da organização criminosa. A primeira ocorreu em 1º de julho de 2022, quando foram encontrados pela Polícia Civil 126 quilos de cocaína na área rural do município de Curvelândia, em ação conjunta entre a Defron e a Delegacia de Pontes e Lacerda.

A segunda apreensão foi realizada pela DRE, no Terminal Rodoviário de Cuiabá, em agosto passado, quando um suspeito foi preso com dois quilos de cloridrato de cocaína com destino ao estado de São Paulo.
Em fevereiro deste ano, em ação conjunta com a Delegacia de Mirassol d’Oeste foram apreendidos 500 gramas de cocaína na residência da mãe de um dos investigados.

Além disso, a Defron apurou que os integrantes da organização criminosa em Mato Grosso recebiam veículos roubados ou furtados em outros estados e utilizados como pagamento de entorpecentes adquiridos na fronteira. Em um dos casos, um veículo modelo Fiat Toro foi encaminhado do estado de Rio de Janeiro, por intermédio de um morador do Espírito Santo, porém, não chegou a ser trocado por drogas porque foi apreendido no município de Vila Bela da Santíssima Trindade pelo Gefron.

A operação conta com apoio de equipes das delegacias de Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Jauru, Campos de Júlio, Mirassol D’Oeste, Delegacia Regional de Cáceres, Delegacia da Mulher de Cáceres, Delegacia Especializada de Entorpecentes, Gerência de Operações Especiais, Gaeco/Regional Cáceres, Polícia Civil de São Paulo e Polícia Civil do Espírito Santo.

Prospice é um termo originário do latim e significa “olhe para frente”, o que faz referência à primeira apreensão de drogas da organização criminosa que estava enterrada em uma região de mata e foi encontrada a partir da observação dos vestígios deixados pelos investigados.

Veja também

Polícia Civil apreende 20 armas de fogo em Operação Telum

Polícia Civil prende homem por descumprir medida protetiva por não aceitar fim de relacionamento

Advogado divulga nota pública relatando denúncias de estupros contra cliente dentro de delegacia de Sorriso

Homem invade escritório de contabilidade, rouba celular e assusta criança em assalto no Centro de Sorriso

Polícia Civil cumpre 65 ordens judiciais em seis municípios de Mato Grosso

Maior operação da Polícia Civil contra facções criminosas em Sorriso resulta em 77 condenações