Operação Redução da GCM de Sorriso resulta em 43 autos de infração e apreensão de armas

Em menos de 48 horas, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorriso emitiu 43 autos de infrações e removeu 10 motocicletas por irregularidades diversas, como ausência de condutor habilitado, escapamentos adulterados e manobras proibidas em vias públicas. Esses números compõem a primeira fase da operação Redução, deflagrada na última sexta-feira (8), com o objetivo de diminuir o índice de acidentes e crimes cometidos com o uso de motocicletas.

Coordenada pela GCM, a operação conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, 37ª Ciretran e do Serviço Móvel de Urgência (Samu). Durante a ação, foram abordados 51 veículos, resultando na apreensão de um revólver calibre .38 com 13 munições intactas em um dos automóveis.

O coordenador da Guarda Civil Municipal, Márcio Pires, enfatizou que a operação é uma resposta ao crescente número de infrações de trânsito, muitas delas identificadas por câmeras de monitoramento da Central de Controle Operacional (CCO) da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).

Pires ressaltou que o objetivo não é penalizar os cidadãos que usam motocicletas para atividades lícitas, mas sim coibir comportamentos imprudentes e irresponsáveis que colocam em risco a vida de outros usuários das vias públicas.

O coronel PM da reserva remunerada e assessor de segurança da Semsep, Flávio Ramalho, destacou a integração entre as instituições de segurança pública como uma demonstração da eficácia do Estado em enfrentar a criminalidade.

Por sua vez, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, atribuiu a violência no trânsito ao “festival de irregularidades” cometidas no perímetro urbano e nos distritos. Ele reiterou o compromisso de não permitir que vidas inocentes sejam ceifadas pela imprudência de um pequeno grupo de transgressores e solicitou o apoio da população para denunciar condutas perigosas no trânsito.

“A segurança pública é uma obrigação do Estado e um dever de todos. Seguindo essa premissa, conclamo a sociedade a fazer sua parte e denunciar aquele ‘engraçadinho’ que pilota em alta velocidade ou empina sua moto em via pública, comprometendo a segurança de todos ao seu redor”, enfatizou Moura.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: dupla é presa logo após praticar série de roubos na cidade

Dois homens são esfaqueados após buscar mulher para festa; um morreu no local

Embriagado e ameaçando: PM prende homem em flagrante com três armas de fogo

PJC indicia seis em Itanhangá e identifica veículo possivelmente usado em homicídio em Sorriso

Polícia Civil prende homem que furtou R$ 13 mil de vítima que conheceu pela internet

Autor de furto de R$ 200 mil em joias em Sorriso é preso pela Polícia Civil em Cuiabá