Operação Redução da GCM de Sorriso resulta em 43 autos de infração e apreensão de armas

Em menos de 48 horas, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorriso emitiu 43 autos de infrações e removeu 10 motocicletas por irregularidades diversas, como ausência de condutor habilitado, escapamentos adulterados e manobras proibidas em vias públicas. Esses números compõem a primeira fase da operação Redução, deflagrada na última sexta-feira (8), com o objetivo de diminuir o índice de acidentes e crimes cometidos com o uso de motocicletas.

Coordenada pela GCM, a operação conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, 37ª Ciretran e do Serviço Móvel de Urgência (Samu). Durante a ação, foram abordados 51 veículos, resultando na apreensão de um revólver calibre .38 com 13 munições intactas em um dos automóveis.

O coordenador da Guarda Civil Municipal, Márcio Pires, enfatizou que a operação é uma resposta ao crescente número de infrações de trânsito, muitas delas identificadas por câmeras de monitoramento da Central de Controle Operacional (CCO) da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).

Pires ressaltou que o objetivo não é penalizar os cidadãos que usam motocicletas para atividades lícitas, mas sim coibir comportamentos imprudentes e irresponsáveis que colocam em risco a vida de outros usuários das vias públicas.

O coronel PM da reserva remunerada e assessor de segurança da Semsep, Flávio Ramalho, destacou a integração entre as instituições de segurança pública como uma demonstração da eficácia do Estado em enfrentar a criminalidade.

Por sua vez, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, atribuiu a violência no trânsito ao “festival de irregularidades” cometidas no perímetro urbano e nos distritos. Ele reiterou o compromisso de não permitir que vidas inocentes sejam ceifadas pela imprudência de um pequeno grupo de transgressores e solicitou o apoio da população para denunciar condutas perigosas no trânsito.

“A segurança pública é uma obrigação do Estado e um dever de todos. Seguindo essa premissa, conclamo a sociedade a fazer sua parte e denunciar aquele ‘engraçadinho’ que pilota em alta velocidade ou empina sua moto em via pública, comprometendo a segurança de todos ao seu redor”, enfatizou Moura.

galeria de imagens

Veja também

Ex-companheiro é preso após tentativa de feminicídio no bairro União

Casal é preso na Avenida Porto Alegre após furtar produtos de três lojas

Operação Tolerância Zero resulta em prisão e apreensão de armas e drogas em Sorriso

Vigia Mais MT auxilia na prisão de 158 procurados da Justiça em Mato Grosso

Senado aprova redução da pena de condenados em trama golpista

Homem tenta mantar esposa com golpes de tesoura