Feliz Natal| Nova Ubiratã

Operação Ronuro resulta em cinco prisões por posse irregular e porte ilegal de armas de fogo em Feliz Natal e Nova Ubiratã

A Polícia Civil divulgou o balanço da Operação Ronuro, que teve como objetivo combater crimes ambientais relacionados à extração ilegal de madeira na Estação Ecológica Rio Ronuro, localizada em Nova Ubiratã, no estado de Mato Grosso. A ação policial resultou na realização de cinco prisões em flagrante por posse irregular e porte ilegal de arma de fogo e munições.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) nas cidades de Feliz Natal e Nova Ubiratã. Durante a operação, foram apreendidos diversos itens, incluindo 150 munições, 13 celulares, três rádios HT, três notebooks, um computador, duas caminhonetes e um caminhão.

Uma das prisões realizadas foi a do vice-prefeito de Feliz Natal, Antônio Alves, juntamente com outras três pessoas investigadas. Esses indivíduos tiveram as fianças arbitradas e, após o pagamento, foram liberados para responder ao inquérito em liberdade. No entanto, um dos presos, acusado de porte ilegal de arma de fogo, será encaminhado à audiência de custódia da Justiça.

Além das prisões, a operação também resultou no bloqueio de cinco madeireiras da região, que tiveram suas atividades suspensas por ordem judicial até a conclusão das investigações. As equipes da Polícia Civil continuarão na região para realizar os levantamentos necessários visando a continuidade das investigações dos envolvidos na extração ilegal de madeira da Estação Ecológica Rio Ronuro.

A Delegacia Especializada de Meio Ambiente recebeu denúncias sobre ilícitos ambientais praticados por pessoas envolvidas no comércio de madeira na região, afetando diretamente a vegetação nativa da estação ecológica. No ano passado, a delegacia intensificou suas diligências para apurar as informações e identificar os responsáveis pelos crimes ambientais.

“A associação criminosa cometia o desmatamento visando lucro financeiro a qualquer custo, com a destruição da vegetação e sem se preocupar com os danos ambientais, a fauna e tampouco a sociedade local e mato-grossense”, afirmou a delegada titular da Dema, Liliane Murata.

As investigações revelaram que os envolvidos se associaram criminalmente para cometer delitos ambientais, incluindo desmatamento e extração de madeira em área protegida, bem como o comércio ilegal de produtos florestais. O grupo investigado é composto por agentes políticos, madeireiros, empresas transportadoras, pessoas físicas e jurídicas, e proprietários das madeireiras, que utilizavam terceiros como “laranjas” para ocultar o comércio irregular da matéria-prima, evadir a fiscalização ambiental e fiscal, e cometer crimes ambientais, além de sonegação de impostos

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros