O ginecologista Dr. Felipe De Bem participou nesta quinta-feira (24) do programa A Voz do Povo, na Sorriso FM, para falar sobre o Outubro Rosa e reforçar a importância dos exames preventivos, como mamografia e Papanicolau, na detecção precoce do câncer e na promoção da saúde da mulher.
Durante a entrevista, o especialista destacou a importância dos exames anuais, como a mamografia e o preventivo (Papanicolau), essenciais para identificar alterações ainda em estágios iniciais, quando as chances de cura são maiores.
Segundo o médico, a mamografia deve ser realizada a partir dos 40 anos, podendo ser indicada antes, conforme avaliação médica. Ele alertou que mulheres com histórico familiar de câncer de mama — especialmente quando há parentes de primeiro grau, como mãe ou irmã — devem iniciar o acompanhamento cinco anos antes da idade em que o familiar recebeu o diagnóstico.
Dr. Felipe também ressaltou que a prevenção vai além dos exames, incluindo hábitos saudáveis, prática de atividade física e atenção às mudanças no corpo. “O autocuidado e a informação são aliados fundamentais na luta contra o câncer de mama e outras doenças que afetam a mulher”, concluiu.
Veja a entrevista no vídeo.