Outubro Rosa em Sorriso: campanha pela saúde feminina terá diversas ações

O movimento global conhecido como “Outubro Rosa,” que teve origem nos Estados Unidos nos anos 90, continua a crescer em Sorriso, Brasil, com uma série de iniciativas voltadas para a conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo de útero.

A programação deste mês de outubro, dedicado à saúde feminina, começou no dia 2 com um podcast destacando a importância da campanha “Outubro Rosa.” Desde então, uma série de eventos têm marcado o calendário, visando promover o diagnóstico precoce e a conscientização sobre essas doenças.

Nos dias 3 e 4 de outubro, das 13 às 17 horas, os Postos de Saúde da Família (PSFs) do Jardim Bela Vista, Jardim Primavera, Rota do Sol e Nova Integração realizaram rodas de conversa sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, contando com o apoio das equipes da Secretaria de Saúde e Saneamento e da ONG Cirinho Sorrindo. Esses mesmos locais também receberão novas rodas de conversa nos dias 24 e 31 de outubro.

Hoje, sexta-feira, dia 6 de outubro, das 7 às 11 horas, a roda de conversa sobre o diagnóstico precoce acontece no PSF João Carlos Zimermann do Mário Raiter, também com a equipe da Secretaria e da ONG Cirinho Sorrindo.

No sábado, dia 7, será realizado o “Plantão da Saúde Feminina,” das 13 às 17 horas, nos PSFs São Matheus, Rota do Sol, Pinheiros 3, Mário Raiter e Bela Vista. Durante esse período, todas as mulheres sorrisenses terão acesso ao atendimento por livre demanda para coleta de exame preventivo de colo de útero.

Durante os dias 10, 17, 19, 24, 26 e 30 de outubro, tanto no turno matutino quanto à tarde, o diagnóstico precoce será abordado nos PSFs de várias regiões da cidade, incluindo Pinheiros 3, Bom Jesus, Santa Clara, Benjamim Raiser, Central, Jardim Europa, União, São Domingos, Industrial/Vila Bela, Fraternidade, Jardim Amazônia e Novos Campos.

No dia 11 de outubro, das 13 às 17 horas, haverá um debate sobre as técnicas de abordagem nas salas de espera dos PSFs e como encaminhar pacientes com suspeita de câncer de colo de útero ou mama para atendimento. O evento será realizado na Semsas e será direcionado a médicos e enfermeiros, contando com a presença do médico oncologista Mário Bernardes.

Em sequência, nos dias 10 e 11, no auditório da Faculdade Atenas, das 7 às 11 horas, a equipe da Sala de Vacinas ministrará uma formação continuada para os agentes comunitários de saúde (ACSs), destacando a importância do agente nas ações de cobertura vacinal.

Pensando também no bem-estar de quem cuida, nos dias 23 e 31 de outubro, das 14 às 16 horas, na sala de reuniões da Semsas, a coach Eliane Correa abordará o tema “Autocuidado feminino,” voltado para as colaboradoras da pasta.

Além disso, no dia 21 de outubro, haverá uma palestra na empresa Irrigar, e no dia 24 de outubro, ações serão realizadas na Caramuru Alimentos. Durante essas atividades, das 8 às 11 horas, as equipes da Semsas e do Senac realizarão palestras sobre o Outubro Rosa, aferição de sinais vitais e glicemia capilar, contando com a presença dos profissionais da Academia da Saúde.

O Outubro Rosa também estará em destaque na Nutribrás Alimentos no dia 27 de outubro, das 7 às 11 horas, com aferição de sinais vitais, imunizações e saúde bucal. Mais uma vez, a ONG Cirinho Sorriso será parceira da Saúde nesse evento.

Além das ações relacionadas ao Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) está realizando outras campanhas em outubro. No dia 7, das 7 às 10h30, os PSFs São Matheus, Rota do Sol, Pinheiros 3, Mário Raiter e Bela Vista estarão abertos para atendimento aos idosos, oferecendo serviços como avaliação da saúde bucal, aferição dos sinais vitais, vacinação, pesagem dos beneficiários do Bolsa Família e massagem corporal.

No dia 9, um podcast com a médica geriatra Juliana Siqueira e o educador físico Thiago Paulino discutirá a prevenção de quedas na terceira idade, como parte das ações do Mês do Idoso, realizado em parceria com o Ministério Público e várias entidades e associações do Município.

O 1.º Congresso de Odontologia de Sorriso também está marcado para ocorrer entre os dias 18 e 20 de outubro no auditório da Faculdade Atenas, abordando temas relacionados a complicações em cirurgia, ortodontia, prótese, implante, periodontia, reabilitações orais e muito mais.

Por fim, no dia 26 de outubro, está programado o 8.º Encontro dos Pacientes Ostomizados, com início às 14 horas na Semsas. Realizado mensalmente, esse encontro reúne pacientes ostomizados do Município para debater temas relevantes para eles e suas famílias.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde