Outubro rosa: Sorriso inicia campanha de prevenção ao câncer de colo de útero e mama

Com a chegada do mês de outubro, a atenção se volta para a importância da prevenção de doenças que afetam a saúde feminina, como o câncer de colo de útero e de mama. E para dar início a essa importante campanha, a equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) de Sorriso anuncia um plantão de atendimentos voltados para a saúde das mulheres.

No próximo sábado, dia 07 de outubro, das 13 às 17 horas, os Postos de Saúde da Família (PSFs) São Matheus, Rota do Sol, Pinheiros 3, Mário Raiter e Bela Vista estarão abertos, oferecendo atendimento por livre demanda para todas as mulheres da cidade. O foco desse plantão será a coleta do exame preventivo do colo de útero.

Luis Fábio Marchioro, gestor da pasta da Saúde, enfatiza a importância da iniciativa e faz um chamado às mulheres sorrisenses: “Se você é mulher e tem 40 anos ou mais, no sábado, dia 07 de outubro, você tem um compromisso com a sua saúde. Teremos cinco unidades de saúde abertas para a coleta do preventivo de câncer do colo do útero; não deixe de comparecer”.

Além do plantão de sábado, a Secretaria de Saúde promoverá ao longo de todo o mês de outubro diversas atividades voltadas para a saúde feminina. Isso inclui horários estendidos e diferenciados para a coleta do preventivo em diversos PSFs, podcast com profissionais oncológicos para conscientização sobre a importância da prevenção e cuidado com a saúde feminina.

Luis Fábio Marchioro ressalta a relevância do apoio familiar nesse processo de prevenção: “Reforce às mulheres da sua vida a importância desse autocuidado, peça que procurem os PSFs para a realização dos exames”.

O secretário destaca que o cuidado com a saúde feminina deve ser constante ao longo do ano: “É um cuidado que deve ser mantido o ano todo. Além das unidades de saúde, contamos com a presença constante da unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos, que realiza mensalmente mais de 200 exames de mamografia e coleta de preventivos. Nossas unidades de saúde também estão abertas diariamente para realizar a coleta do preventivo e fornecer orientações”.

Com essa iniciativa, a cidade de Sorriso reafirma seu compromisso com a saúde das mulheres e a importância da prevenção na luta contra o câncer de colo de útero e de mama.

Veja também

Sorriso: Polícia Militar prende homem que esfaqueou o cunhado

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação