Ovitrampas reduzem tempo de monitoramento e eliminam mais de 119 mil ovos do mosquito da dengue em Sorriso

No programa Voz do Povo da Sorriso FM desta quinta-feira, 9 de abril, a coordenadora da Vigilância Ambiental de Sorriso, Claudete Damasceno, destacou os avanços no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio da implantação das ovitrampas no município.

Segundo Claudete, os resultados têm sido altamente positivos. Sorriso foi escolhido como projeto piloto da ação e já começa a servir de referência para outras cidades da região, como Lucas do Rio Verde e Sinop, que têm visitado o município para conhecer o método e implementar a estratégia em suas localidades.

Com a utilização das ovitrampas, o tempo de monitoramento foi reduzido pela metade em todos os pontos da cidade. Os dispositivos são instalados mensalmente e, em apenas cinco dias, já permitem a coleta e análise dos dados, tornando o controle mais ágil e eficiente.

Ainda conforme a coordenadora, mais de 119 mil ovos do mosquito já foram eliminados com a estratégia, o que contribui diretamente para evitar a proliferação do vetor e reduzir os riscos de doenças.

Apesar dos avanços, Claudete Damasceno fez um alerta à população sobre a necessidade de colaboração no combate ao mosquito. Ela ressaltou que ainda há muitos casos de descuido por parte dos moradores, com locais que acumulam água parada. Além disso, destacou a importância de ações contínuas do poder público, especialmente na manutenção de bocas de lobo, para diminuir os índices de infestação na cidade.

Vveja mais no vídeo.

Programa Estação Sicredi

Vídeo da notícia

Veja também

Eventos esportivos vão marcar comemorações dos 40 anos de Sorriso

Juíza destaca importância da adoção e anuncia lançamento do Família Acolhedora em Sorriso

Jantar Dançante Italiano arrecada recursos para o ECC da Paróquia Santa Luzia em Sorriso

CGE e PGE esclarecem o que pode e o que não pode no uso de programas sociais em ano eleitoral

Anvisa vai monitorar efeitos colaterais de canetas emagrecedoras

Comprador consegue rescindir contrato e recuperar R$ 100 mil após obra não sair do papel em Sorriso