Pai presente: Judiciário de Sorriso realiza mutirão para reconhecimento de paternidade

Nesta semana, dezenas de pessoas iniciaram procedimentos para o reconhecimento de paternidade de crianças e adolescentes em Sorriso, conforme esperado pelo calendário anual do Poder Judiciário. O Juiz Dr. Anderson Candiotto, da 4ª Vara Cível e coordenador do Cejusc de Sorriso, explicou que, apesar do incentivo ao reconhecimento de paternidade ocorrer durante todo o ano, há um período específico em que esse estímulo é reforçado.

“É possível buscar o reconhecimento da paternidade em qualquer momento do ano. No entanto, nesta semana, o Cejusc da Comarca de Sorriso está atendendo a população especificamente para investigar e, consequentemente, reconhecer a paternidade de crianças e adolescentes que ainda não possuem o nome do pai ou dos avós paternos na certidão de nascimento”, explicou o Juiz.

Os representantes legais da criança devem comparecer ao Cejusc com sua documentação pessoal e a da criança, além de fornecer informações sobre o suposto pai. Segundo o Juiz, o próximo passo é localizar esse suposto pai e convidá-lo a participar de um procedimento consensual, que inclui a realização de um exame de DNA.

A coleta do material genético é realizada no próprio Cejusc. Caso o resultado do exame seja positivo, o pai reconhece a paternidade e o registro civil da criança é alterado. “A partir daí, inicia-se uma relação afetiva entre pai e filho ou filha. Se o exame der negativo, a paternidade é descartada. É um processo muito simples, prático e acessível para todos que desejam”, afirmou Dr. Anderson Candiotto.

O Juiz também destacou que, mesmo que o suposto pai resida em outra cidade, o processo pode ser iniciado em Sorriso, e a coleta de DNA será feita no local onde o pai mora.

Veja também

Sala do Empreendedor alerta para prazo de reenquadramento de MEIs e chama para pesquisa

INDEA alerta produtores sobre prazos para cadastramento de áreas de plantio de soja e algodão

Polícia Civil prende jovem por difundir ideologias neonazistas e racistas nas redes sociais

Mulheres são presas ao tentar registrar falsos diplomas de médicas no CRM

Bombeiros resgatam trabalhadora que caiu em poço de reservatório em Lucas do Rio Verde

Acidente na BR-364 em Jaciara deixa um morto e três feridos