Pais podem acompanhar notas e frequência escolar dos alunos pelo App

A partir de agora, pais e responsáveis pelos estudantes da rede estadual de educação de Mato Grosso podem acompanhar as notas e a frequência escolar dos alunos diretamente em seus aparelhos de celular, pelo aplicativo MT Cidadão. O app ainda permite que os responsáveis tenham acesso a todo calendário escolar.

A atualização mais recente do app MT Cidadão incluiu a seção Minha Escola para facilitar o acompanhamento da vida acadêmica dos estudantes da rede pública estadual. A seção fica disponível apenas para os responsáveis de alunos matriculados nas escolas estaduais.

A proposta é um desejo antigo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) de fortalecer a comunicação dos estudantes, familiares, responsáveis e as escolas. Ao mesmo tempo informando sobre o desempenho do aluno, bem como dando mais segurança a respeito da rotina dos jovens.

A secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, destacou a importância do aplicativo MT Cidadão para a melhoria do desempenho escolar dos alunos.

“Agora o pai não terá mais desculpa para não participar da vida escolar do filho, pois de onde ele estiver poderá acessar o aplicativo pelo próprio celular. Ele conseguirá verificar dados referentes à frequência e o desempenho escolar do filho, ou seja, se o seu filho está construindo os conhecimentos necessários ou se está com alguma dificuldade nesta construção. A participação do pai nesse processo é muito importante para construirmos uma nova história na educação de Mato Grosso”.

Para acessar o aplicativo, os responsáveis devem baixar gratuitamente o App MT Cidadão, disponível na loja Google Play, para o sistema Android, e para o sistema IOS na App Store. O login de usuário e senha podem ser usados, tanto no portal, como no aplicativo.

MT Cidadão

O MT Cidadão é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso que visa ampliar a transparência e prestação de serviços ao cidadão. Desenvolvido e mantido pela MTI, é uma plataforma de transformação digital que possibilita a troca de informações entre vários órgãos e entidades governamentais por meio de uma rede segura de interoperabilidade de dados.

O aplicativo disponibiliza em um só lugar, vários serviços digitais essenciais e relevantes para o cidadão.

A plataforma de transformação digital conta com três pilares fundamentais, a X-Via, plataforma que subsidia o ambiente de dados, o App e o Portal MT Cidadão, para prestação de serviços públicos.

Conforme o diretor-presidente da MTI, Antônio Marcos, atualmente a plataforma conta com mais de 50 e-serviços disponíveis e que podem ser realizados sem sair de casa, como gerar guias do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), solicitar carteiras de habilitação e identidade, conferir boletim escolar de alunos matriculados na rede, entre outros serviços que são adicionados à plataforma mensalmente.

A atualização está disponível para Android na loja Google Play e para o sistema IOS na App Store.

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo