Paraguai adia aulas presenciais até dezembro como medida contra o coronavírus

As aulas presenciais em todos os estabelecimentos de ensino do Paraguai ficarão suspensas até dezembro, como medida preventiva pela pandemia da COVID-19, anunciou o presidente Mario Abdo Benítez, nesta segunda-feira (27).

“Sabemos que é uma decisão sem precedentes. Peço a colaboração de paismães professores“, declarou Benítez à imprensa.

“Uma capacidade diferente será construída, usando a tecnologia“, acrescentou Abdo, ressaltando que as autoridades educacionais vão trabalhar no desenvolvimento de aulas virtuais.

Paraguai começará a abandonar a quarentena obrigatória, gradualmente, a partir de 4 de maio. Até o momento, estão autorizados a funcionar apenas supermercados, farmácias, bancos e empresas financeiras.

confinamento atual está em vigor desde 10 de março, data em que a atividade escolar também foi suspensa.

Com uma população de pouco mais de 7 milhões de habitantes, esse país sul-americano registrou, até domingo, 228 casos de COVID-19, nove óbitos e 93 pacientes recuperados da doença. Com isso, está entre os menos afetados da região.

Segundo o governo, os menores não são um grupo particularmente vulnerável ao coronavírus, mas o volume de pessoas que circulam nas comunidades educacionais é um fator de disseminação.

O ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, apontou ainda a proximidade do inverno, época em que a circulação de vírus respiratórios que geram estresse no sistema de saúde é normalmente registrada.

“Isso envolverá aumento de risco no contexto da epidemia“, enfatizou.

“Apesar de ser um grupo teoricamente menos vulnerável, as crianças ainda podem ser infectadas, e isso é um risco, especialmente para aqueles que têm uma doença prévia”, explicou.

Veja também

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril