Parque Natural Municipal Claudino Francio será parcialmente reaberto para visitação a partir deste sábado

A partir deste sábado, 22 de julho, ao meio-dia, o Parque Natural Municipal Claudino Francio será parcialmente aberto ao público. A informação foi confirmada pelo vice-prefeito da cidade, Gerson Bicego.

De acordo com Gerson Bicego, a decisão de reabrir o Parque veio em resposta à grande procura das famílias pelo espaço. No entanto, ele ressaltou que é necessário que todos os visitantes tenham cautela e responsabilidade. “Nós vamos liberar a parte da frente do Parque; é uma abertura parcial, visto que ainda estamos realizando obras na sede administrativa e no poço, além de ser necessário fazer o cercamento do lago. Esses pontos permanecerão isolados por enquanto, por isso pedimos que todos usem o espaço com consciência e respeitem as áreas isoladas”, destacou o vice-prefeito.

Para garantir que o espaço esteja completamente pronto para a visitação, no sábado pela manhã será realizada uma ação em parceria com o Poder Judiciário e reeducandos para concluir os serviços de limpeza no local. “Ao meio-dia, abriremos parcialmente para visitação”, enfatizou Bicego.

As obras de reforma do Parque Natural Municipal Claudino Francio iniciaram em 16 de março e envolvem quatro frentes de trabalho. As ações incluem o cercamento do lago, seguindo o modelo aplicado ao lago do Rota do Sol, recuperação do asfalto, instalação de iluminação e a construção de uma sede administrativa para o órgão gestor da unidade de conservação. Essa obra é fruto de uma parceria público-privada com investimentos de cerca de R$ 3,5 milhões, parte dos quais são provenientes de compensação ambiental da Usina Hidrelétrica de Sinop e outra da FS.

O Parque Natural Municipal Claudino Francio possui uma área de 122.848,29 m² e tem como principais objetivos conservar, proteger, ampliar e recuperar a fauna e flora do ecossistema local, valorizar a paisagem, garantir o bem-estar público, desenvolver atividades socioambientais e técnicas científicas para conscientização ambiental e preservar os remanescentes de mata nativa, bem como proteger as faixas de preservação permanente e recuperar as matas ciliares.

Anteriormente conhecido como Parque Ecológico Claudio Francio, o espaço passou a receber a nomenclatura de Parque Natural Municipal Claudino Francio pelo decreto 123 de setembro de 2018. Essa alteração possibilitou a criação de unidades de conservação na categoria de unidades de proteção integral, o que permite a gestão, captação e aplicação de recursos de compensação ambiental de empreendimentos a serem instalados no Município e região.

A expectativa é que, em breve, todo o Parque esteja novamente disponível para a visitação e lazer de todos.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo