Parque Natural Municipal Claudino Francio será parcialmente reaberto para visitação a partir deste sábado

A partir deste sábado, 22 de julho, ao meio-dia, o Parque Natural Municipal Claudino Francio será parcialmente aberto ao público. A informação foi confirmada pelo vice-prefeito da cidade, Gerson Bicego.

De acordo com Gerson Bicego, a decisão de reabrir o Parque veio em resposta à grande procura das famílias pelo espaço. No entanto, ele ressaltou que é necessário que todos os visitantes tenham cautela e responsabilidade. “Nós vamos liberar a parte da frente do Parque; é uma abertura parcial, visto que ainda estamos realizando obras na sede administrativa e no poço, além de ser necessário fazer o cercamento do lago. Esses pontos permanecerão isolados por enquanto, por isso pedimos que todos usem o espaço com consciência e respeitem as áreas isoladas”, destacou o vice-prefeito.

Para garantir que o espaço esteja completamente pronto para a visitação, no sábado pela manhã será realizada uma ação em parceria com o Poder Judiciário e reeducandos para concluir os serviços de limpeza no local. “Ao meio-dia, abriremos parcialmente para visitação”, enfatizou Bicego.

As obras de reforma do Parque Natural Municipal Claudino Francio iniciaram em 16 de março e envolvem quatro frentes de trabalho. As ações incluem o cercamento do lago, seguindo o modelo aplicado ao lago do Rota do Sol, recuperação do asfalto, instalação de iluminação e a construção de uma sede administrativa para o órgão gestor da unidade de conservação. Essa obra é fruto de uma parceria público-privada com investimentos de cerca de R$ 3,5 milhões, parte dos quais são provenientes de compensação ambiental da Usina Hidrelétrica de Sinop e outra da FS.

O Parque Natural Municipal Claudino Francio possui uma área de 122.848,29 m² e tem como principais objetivos conservar, proteger, ampliar e recuperar a fauna e flora do ecossistema local, valorizar a paisagem, garantir o bem-estar público, desenvolver atividades socioambientais e técnicas científicas para conscientização ambiental e preservar os remanescentes de mata nativa, bem como proteger as faixas de preservação permanente e recuperar as matas ciliares.

Anteriormente conhecido como Parque Ecológico Claudio Francio, o espaço passou a receber a nomenclatura de Parque Natural Municipal Claudino Francio pelo decreto 123 de setembro de 2018. Essa alteração possibilitou a criação de unidades de conservação na categoria de unidades de proteção integral, o que permite a gestão, captação e aplicação de recursos de compensação ambiental de empreendimentos a serem instalados no Município e região.

A expectativa é que, em breve, todo o Parque esteja novamente disponível para a visitação e lazer de todos.

Veja também

Secretário de Fazenda de Sorriso detalha orçamento para 2025 e avanços na digitalização

Presidente da CDL de Sorriso esclarece polêmica sobre PIX e comenta negativações no comércio

Bombeiros resgatam jibóia em residência no Bairro Bom Jesus em Sorriso

PRF de Sorriso retira de circulação mais um ônibus clandestino em péssimas condições

Governo de MT fará aporte para construção de casas populares em mais oito municípios

Operação da Polícia Civil cumpre prisões de criminosos que furtaram fazendas na região de Sorriso