Participação de servidor público de Sorriso em treinamento nos Estados Unidos gera questionamentos

O servidor público da prefeitura de Sorriso esteve nos Estados Unidos no período de 25 de abril a 2 de maio para participar de um treinamento Hasmat, conforme registrado no portal da transparência municipal. O objetivo do treinamento era fornecer conhecimento técnico e prático para permitir o desenvolvimento de ações defensivas e preventivas em situações de emergência com produtos químicos e perigosos, incluindo técnicas de avaliação e monitoramento.

De acordo com as informações disponíveis no portal da transparência, para o curso em Pueblo, nos Estados Unidos, o servidor solicitou 8 diárias, totalizando o montante de R$ 34.408,00, além da passagem aérea no valor de R$ 10.704,00.

Entretanto, a participação do servidor neste treinamento internacional gerou questionamentos por parte da população. Chegaram à redação da Sorriso FM indagações sobre a necessidade de ir aos Estados Unidos para realizar um curso que poderia ser ministrado no Brasil, especialmente em São Paulo, pela empresa Ambipar, conhecida por oferecer treinamentos semelhantes.

O questionamento levanta a questão da otimização dos recursos públicos e da aplicação dos princípios da gestão pública, conforme previstos no artigo 37 da Constituição Federal, que aponta como princípios fundamentais a Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

Veja mais no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Maristela Zanatta fala sobre a campanha “Faça Bonito” em entrevista à Sorriso FM

Biomédico Edson Morbach fala sobre benefícios dos medicamentos fitoterápicos

Sorriso: veículo utilizado em homicídio no bairro São José é apreendido e mulher é conduzida para a delegacia

Sorriso: jovem é executado com pelo menos três tiros no bairro São Mateus

Sorriso: jovem é atingido por dez disparos de arma de fogo em troca de tiros no São José (atualizada)

Sorriso: vazamento em Botijão de Gás provoca incêndio em Kitnet no bairro Centro Norte