Chapada dos Guimarães

Passagem de caminhões, ônibus e vans está proibida na região do Portão do Inferno em Chapada dos Guimarães

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) emitiu uma nova portaria estabelecendo restrições de trânsito na rodovia MT-251, conhecida como a estrada que liga Cuiabá até Chapada dos Guimarães. As medidas foram implementadas em resposta a instabilidades identificadas no trecho do Portão do Inferno, conforme apontado em um relatório contratado pela própria secretaria.

A partir da publicação da portaria, ficou determinada a proibição de diversos tipos de veículos no trecho compreendido entre o Complexo Turístico da Salgadeira e a Região do Buriti. A lista inclui micro-ônibus, ônibus, reboque ou semi-reboque, caminhão, caminhonete transportando carga (exceto bagagem), caminhão-trator, motor-casa e veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para até vinte passageiros.

Esses veículos estão autorizados a circular apenas entre Cuiabá e o Complexo Turístico da Salgadeira ou entre Chapada dos Guimarães e a Região do Buritis. Além disso, a passagem de veículos com dimensões superiores a 14 metros, peso bruto total acima de 29 toneladas e quatro eixos é proibida entre a MT-351 (Estrada para Manso) e a Região do Buriti, em todos os dias e horários.

Apenas ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos, quadriciclos, automóveis, caminhonetes transportando somente bagagem no compartimento de carga, mistos utilitários e veículos de urgência e emergência e transporte de pacientes, devidamente caracterizados, estão autorizados a trafegar na região do Portão do Inferno.

A Polícia Militar está intensificando a fiscalização com barreiras na Salgadeira e próximo à Casa do Mel para garantir o cumprimento das restrições. O tráfego na área do Portão do Inferno está em meia pista, no esquema pare e siga, sendo controlado pelo Batalhão de Trânsito. A situação está sob constante monitoramento e poderá ser alterada conforme as condições climáticas.

Para os veículos que não podem utilizar a Estrada de Chapada, a Sinfra-MT orienta uma rota alternativa que passa pelo município de Campo Verde, abrangendo as MTs-251 e 140, e BR-070/163. É importante ressaltar que a MT-247, que liga Água Fria até a Estrada de Manso, é uma rodovia não implementada e não suporta o peso de veículos pesados, sendo, portanto, proibido o trânsito de caminhões por essa via.

Veja também

Identificadas as vítimas de acidente fatal em Nova Mutum

Operação Lei Seca realizada na avenida Claudino Frâncio em Sorriso resulta em multas e prisões

Acidente na BR-163, que resultou na morte de idosa pode ter bebida alcoólica entre as causas

Acidente no cruzamento da Brescansin com Blumenau deixa adolescente gravemente ferido

Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) Mato Grosso 2024 abre inscrições

Idosa que estava em veículo que captou na BR-163 em Sorriso morre no hospital