O asfaltamento de 18 km, entre a BR-163 e a divisa com Vera, já ultrapassou a meta inicial e promete levar mais conforto e dignidade às famílias do campo
O vice-prefeito Acacio Ambrosini, acompanhado do secretário da Cidade, Jan Assad Lahham, e da equipe técnica da pasta, vistoriou nesta sexta-feira (29) o andamento das obras de asfaltamento na Linha Norte, que vai contemplar 18,18 quilômetros entre o entroncamento da BR-163 e o Rio Celeste, na divisa com o município de Vera. A visita também contou com representantes da Associação de Produtores da região.
De acordo com Lahham, os trabalhos estão em ritmo adiantado: 9,94% já concluídos, acima da meta prevista de 8,27% para os primeiros dois meses de execução. Atualmente, estão sendo realizados serviços de terraplenagem, compactação de sub-base e implantação de dispositivos de drenagem.
A pavimentação integra o programa Agroestrada, do Governo de Mato Grosso, e resulta da parceria entre Estado, Prefeitura e produtores rurais. O convênio, firmado em outubro de 2023, prevê investimento de quase R$ 25,5 milhões, sendo metade custeada pelo Estado e a outra parte dividida entre o Município e as associações de produtores.
O processo passou por disputas judiciais em 2024, o que levou a Prefeitura a anular a licitação inicial e lançar uma nova concorrência. Para Acacio, o avanço atual é fruto de um trabalho iniciado há quatro anos, ainda em seu mandato como vereador. “Foram muitos diálogos, esforço coletivo e união para tornar realidade uma obra que traz dignidade, conforto e melhores condições de trabalho para quem vive e produz no campo”, destacou.
Antes mesmo da pavimentação, a região já havia recebido obras estruturantes. Em 2022, a Prefeitura entregou uma ponte de concreto sobre o Rio Celeste, com 25 metros de extensão e 6,30 metros de largura, fruto de um investimento de R$ 860,8 mil em recursos municipais.