Peça teatral “Eu Migrante – Da Terra Nasce Nosso Sorriso” inicia temporada em Sorriso com entrada gratuita

A peça teatral “Eu Migrante – Da Terra Nasce Nosso Sorriso” será apresentada em Sorriso nos dias 9 e 16 de junho, no Auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi, a partir das 18h30. Com duração de 55 minutos, o espetáculo será apresentado duas vezes em Sorriso antes de seguir para Lucas do Rio Verde, Boa Esperança do Norte, Nova Ubiratã, Vera, Sinop e Ipiranga do Norte. A entrada é gratuita.

Desde 2017, “Eu Migrante” mistura humor e drama para narrar histórias reais vivenciadas pelos desbravadores da Gleba Sorriso e por pessoas que migraram para a região em busca de uma vida melhor. De acordo com o diretor Francisco Guimarães, a peça resgata memórias e valores fundamentais das comunidades por onde passa. “Eu Migrante – Da Terra Nasce Nosso Sorriso” é um testemunho vivo do espírito de perseverança e esperança dos migrantes que contribuíram para a construção desta terra”, afirma.

A primeira versão da peça foi apresentada em 2017, na 1ª Mostra de Cenas, após oficinas de artes cênicas ministradas pela MT Escola de Teatro em Sorriso. Desde então, Francisco Guimarães assumiu a direção geral do espetáculo e permanece à frente do projeto. Guimarães destaca que todos os envolvidos são devidamente remunerados, graças a editais de apoio cultural obtidos desde 2020.

Natanael Oliveira Silva, narrador da peça desde 2017, observa a evolução do espetáculo. “Aprimoramos o cenário para enfatizar a noção de passado e incorporamos mais adereços, dando vida aos personagens”, explica. Em 2024, o espetáculo será reformulado sob a direção cênica de Maurício Ricardo, prometendo uma releitura emocionante e cheia de detalhes.

O projeto foi aprovado no Edital de Seleção Pública 03/2022/Secel “Viver Cultura”, na categoria circulação teatral, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), e conta com apoio da Associação Cultural Ribalta Sorrisense e da Prefeitura de Sorriso. Produzido pela Cia Camarim Mágico Produções Culturais, o espetáculo tem texto e direção geral de Francisco Guimarães e direção cênica de Maurício Ricardo.

Elenco e Equipe Técnica

O elenco inclui Amanda Kosminski, Brendo Braga, Caio Czarnobay, Consuelo Alves, David Stumm, Eliane Tibaldi, Francisco Guimarães, João Victor Walchak, Karolliny Antonowiski, Lucinir Cioato, Maurício Ricardo, Natanael Oliveira, Ney Miguins, Roberson Variani, Selma Barbosa, Sofia Zottis, Valentina Zottis e Yasmin Siqueira. A equipe técnica conta com Filipe Kauã Guimarães (assistência de palco), Elini Guimarães (assistência administrativa), Lucinir Cioato (iluminação), Thiago Waechter (técnico de som) e Antônio de Paula (cenários e adereços).

MT Escola de Teatro

A MT Escola de Teatro, em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, Unemat, Secel e o Governo do Estado de Mato Grosso, é um polo de formação artística. O primeiro polo no interior do Estado foi inaugurado em Sorriso, em 2017. A Mostra de Cenas é o evento de socialização das pesquisas geradas pelos alunos, convidando a sociedade a interagir e integrar o processo de ensino-aprendizagem.

A temporada de apresentações de “Eu Migrante – Da Terra Nasce Nosso Sorriso” promete emocionar e inspirar espectadores em diversas cidades da região, celebrando as histórias e a cultura daqueles que ajudaram a construir a comunidade.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso recebe hoje o palestrante Roberto Montanha para workshop sobre empreendedorismo

Sorriso: PM prende duas pessoas por tráfico de drogas no bairro Benjamim Raiser

Grave acidente bloqueia BR-163 entre Sorriso e Sinop

Sorriso: Polícia Militar recupera motocicleta roubada e detém suspeitos

Sorriso: morre homem vítima de acidente registrado ontem na av. Blumenau

Polícia Civil prende mais um envolvido em homicídio e tentativa de homicídio no Rio Lira