Pedido para impedir diplomação de prefeito e vice eleitos em Sorriso é protocolado

A Juíza Eleitoral de Sorriso, Emanuelle Navarro Mano, confirmou nesta segunda-feira (10) que foi protocolado um pedido para barrar a diplomação dos candidatos eleitos para prefeito e vice-prefeito de Sorriso, Alei Fernandes e Acácio Ambrosini. A solicitação foi feita pelo candidato adversário, Leandro Damiani, e será analisada pela Justiça Eleitoral nas próximas horas.

A diplomação está agendada para a próxima sexta-feira (13), às 16h. A juíza esclareceu que esse é um ato da Justiça Eleitoral que oficializa a eleição dos candidatos, sendo um requisito prévio à posse, que é de competência da Câmara de Vereadores. “A diplomação pode ser cassada posteriormente. Ele pode ser diplomado, empossado e ter o mandato cassado. É extremamente imaturo pensar que a questão será resolvida até sexta-feira”, afirmou.

Ela também destacou que a investigação relacionada ao caso está em andamento e que a Polícia Federal coletou documentos, celulares e notebooks, os quais ainda estão sendo analisados.

Questionada sobre o tema, Dra. Emanuelle também explicou que em caso de cassação do mandato, a juíza informou que o presidente da Câmara de Vereadores assumiria temporariamente a prefeitura até que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) defina o calendário para eleições suplementares. A nova eleição seria exclusiva para os cargos de prefeito e vice-prefeito.

Compartilhamento de provas

A juíza explicou ainda a questão sobre o compartilhamento de provas do inquérito policial que tramita em Várzea Grande. Segundo ela, a decisão sobre o compartilhamento cabe ao Juiz de Garantias do local onde as provas estão sendo produzidas, e não à Justiça Eleitoral de Sorriso. “Esse pedido não está negado. Ele só precisará ser refeito agora ao Juiz de Garantias de Varzea Grande que é onde tramitam ações do Ministério Público e do candidato Damiani”, explicou.

 

Veja também

Professor de Educação Física apresenta talento literário em cordel no programa A Voz do Povo

Promotor comenta pedido de redução de pena em caso de chacina em Sorriso

Sorriso é finalista do Prêmio Cidades Inovadoras de Mato Grosso

APAE de Sorriso celebra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Otorrinolaringologista orienta sobre como lidar com repercussões do clima seco nas vias respiratórias

Vítimas perdem dinheiro ao cair em golpes de renegociação de dívidas e falsos sites