Pela falta de Alvará, Promotor recomenda que cirurgias não sejam feitas no AME de Sorriso

O Promotor de Justiça Dr. Márcio Florestan, que responde pela Promotoria da 3ª Vara Cível de Sorriso foi quem assinou a recomendação para que as cirurgias sejam realizadas em outro local.

O MP recebeu informações de que a sala usada para as cirurgias supostamente não teria sido esterilizada e que não teria alvará da Vigilância Sanitária Estadual autorizando que os procedimentos fossem feitos no local.

O promotor então redigiu documentos preparatórios para um inquérito civil e nesta sexta-feira, por volta de 12:45 foi até o AME, acompanhado de uma técnica que trabalha na promotoria.

“Chegando ao local me disseram que a sala teria sido esterilizada, mas não me apresentaram documento de que esta sala teria sido esterilizada. Então entrei em contato com a Vigilância Sanitária Estadual para verificar se haveria necessidade do alvará para as cirurgias ou se estas poderiam ser realizadas no AME de qualquer forma”, relatou o promotor.

Segundo ele, depois de cerca de duas horas, conseguiu falar pelo WhatsApp com o coordenador substituto da vigilância no estado. “Ele respondeu que haveria necessidade de alvará do estabelecimento de saúde. E que o estabelecimento de saúde havia tentado obter alvará em 2017 e 2018, mas que o pedido foi indeferido. Com esta informação, visando preservar a saúde dos pacientes, redigi recomendação ao município, ao AME e à Secretaria Municipal de Saúde para que fossem sanados estes problemas, que tomassem providências para obter o alvará sanitário e que as cirurgias sejam feitas em local que preencha normas técnicas exigidas pela legislação e pela Vigilância Sanitária Estadual”.

O promotor destacou a importância das cirurgias para a população, mas ressalta que devem ser feitas em local adequado. “Ainda estou aguardando a prestadora de sérvio que foi contratada, me parece que pelo Consórcio de saúde, a documentação comprobatória da esterilização da sala de cirurgia”, disse.

 

(Colaborou Joca de Souza)

Veja também

Atrasada, obra de revitalização do PSF do Bairro Industrial deve começar na próxima semana, diz secretário de Saúde

Dia D de Multivacinação em Sorriso aplica mais de mil doses e segue com campanha nas unidades de saúde

SES promove captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop

SES discute estratégias para enfrentamento de HIV e Aids em MT

Programa “A Voz do Povo” destaca primeiro mês de funcionamento da Maternidade Municipal Amor de Mãe

Governo lança fundo de R$ 20 bilhões para modernizar rede pública de saúde